Depois de quase quatro anos de sua primeira e única apresentação no País, a banda sueca de death metal Hypocrisy, liderada pelo renomado músico e produtor Peter Tägtgren, retornou à capital paulista no dia 21 de abril, feriado nacional, para o início de sua nova turnê sul-americana, divulgando seu mais recente álbum End of Disclosure, lançado no começo de 2013.

A abertura do evento ficou por conta do veterano Torture Squad que, nesse show, fez o lançamento oficial de seu novo trabalho, o sétimo de sua carreira, intitulado Esquadrão de Tortura. Por volta das 18h35, o trio formado por André Evaristo (vocais e guitarra), Castor (baixo e vocais de apoio) e o talentoso Amílcar Christófaro (bateria) subiu ao palco e durante uma hora tratou de entreter a galera que, aos poucos, chegava ao Carioca Club.

Torture Squad (foto: Henriique Oliveira)

Com seu potente thrash/death metal, a banda apresentou as músicas novas e tocou também aquelas mais conhecidas do público, como Pandemonium, Chaos Corporation, The Beast Within e Horror and Torture. Um show bem intenso do começo ao fim, que agradou a maioria dos presentes e mostrou uma banda competente e funcionando muito bem como um trio, para continuar figurando com méritos entre as grandes forças do estilo em nosso País.

Por volta das 20h15 se ouviu uma breve introdução e, logo, o quarteto sueco, formado pelo já citado Peter Tägtgren (vocais e guitarra), Tomas Elofsson (guitarra), Mikael Hedlund (baixo) e o grande baterista Horgh (também integrante do Immortal) tomou o palco e tratou de levantar o público presente, abrindo o seu set com as duas primeiras faixas de seu último disco, a faixa-título End of Disclosure e Tales of Thy Spineless. Na sequência, as clássicas Fractured Millennium e Killing Art fizeram a felicidade dos fãs, que agitaram o tempo todo enquanto surgiam as primeiras “rodinhas” no meio da pista, antes de tocarem a nova The Eye e Valley of the Damned.

Hypocrisy (foto: Henriique Oliveira)

Trocando poucas palavras com o público, mas demonstrando muita energia e um ótimo entrosamento com Tomas, guitarrista que vem tocando ao vivo com eles desde 2010, a banda prosseguiu com Fire in the Sky, uma das preferidas do público, e o tradicional medley com Pleasure of Molestation / Osculum Obscenum / Penetralia, faixas dos dois primeiros discos. Seguiram então com Buried, do aclamado álbum Abducted, além de Elastic Inverted Visions e a nova 44 Double Zero, todas bem recebidas pelos fãs.

Fechando a primeira parte do show, tivemos ainda as esperadas War-Path e The Final Chapter, deixando a galera com o pescoço em frangalhos, de tanto agitar e pular. Peter rapidamente agradeceu a presença do público e eles se despediram, ovacionados. Mas é claro que ainda tinha mais.

Hypocrisy (foto: Henriique Oliveira)

Sem perder muito tempo, a banda voltou para o bis com sua música mais conhecida, a clássica Roswell 47, cantada por todos e muito aplaudida e, então, encerram sua incrível apresentação com as não menos empolgantes Adjusting the Sun e Eraser.

Após cerca de uma hora e meia de show, a “missão” dos suecos havia sido devidamente cumprida. Assim como sempre acontece, muita gente disse, e ainda vai dizer, que faltou essa ou aquela música, mas certamente a grande maioria saiu satisfeita de lá, talvez até mais do que quem teve a oportunidade de vê-los em 2010. O fato é que os fãs já aguardam, ansiosamente, por um breve retorno deste grande nome (senão um dos maiores) do cenário do death metal mundial.

Clique aqui e confira todas as fotos desse show!

Setlist Torture Squad:
No Escape from Hell
Pull the Trigger
Patria Livre
Pandemonium
Living for the Kill
Solo/Come to Torture
The Beast Within
Nothing to Declare
Fear to the World
Chaos Corporation
Horror and Torture

Setlist Hypocrisy:
End of Disclosure
Tales of Thy Spineless
Fractured Millennium
Killing Art
The Eye
Valley of the Damned
Fire in the Sky
Pleasure of Molestation / Osculum Obscenum / Penetralia (medley)
Buried
Elastic Inverted Visions
44 Double Zero
War-Path
The Final Chapter

Bis:
Roswell 47
Adjusting the Sun
Eraser