Conheça a história de bandas marcantes do rock ‘n’ roll nacional.

Ratos de Porão (Foto: divulgação)

Guidable – A Verdadeira História do Ratos de Porão (2008) (121’) – Guidable foi o termo criado pelos integrantes para definir “confusão mental, bagunça generalizada ou simplesmente um sei lá”. Dirigido por Fernando Rick e Marcelo Appezzato, o filme conta a trajetória conturbada dos Ratos de Porão. O documentário é o registro oficial e sem censura de três décadas de drogas, loucuras e muito barulho, abordados através de centenas de imagens e entrevistas com todos que fizeram parte desta história.
A obra faz uma pequena introdução ao surgimento do movimento punk no Brasil, com depoimentos exclusivos de personalidades como Rédson, vocalista da Cólera; Clemente, cantor dos Inocentes; e Andreas Kisser e Iggor Cavalera, da Sepultura. Dentre as entrevistas com o grupo, João Gordo relata como começou seu envolvimento com a música, sua entrada para a banda e o reflexo que isso teve em sua vida. O vocalista recorda ainda de suas duas internações devido ao abuso de drogas.
O gênero chegou ao Brasil no final dos anos 1970 conquistando diversos adeptos. Neste cenário, nasceu o Ratos de Porão, criação dos primos Jão e Betinho. Ao ganhar a admiração dos fãs, eles acabaram gravando seu primeiro disco: Crucificados Pelo Sistema, de 1984, que veio a se tornar o primeiro álbum de hardcore lançado na América Latina. Com a fama, surgiram as turnês, brigas, bebedeiras e todo tipo de excesso. Depois de diversas formações e mais de 20 trabalhos lançados, hoje o conjunto é formado por João Gordo (vocais), Jão (guitarra), Boka (bateria) e Juninho (baixo).
Terça, dia 14/10, à 0h45 e mad. qua./qui., dia 16/10, às 4h.

Gangrena Gasosa (Foto: divulgação)

Gangrena Gasosa – Desagradável (2013) (121’) – Tem gente que parece ter vindo ao mundo pra confundir e incomodar. Este é o caso dos integrantes da Gangrena Gasosa, a primeira e única banda de Saravá Metal do universo. Dirigido por Fernando Rick, o documentário narra a trajetória dos músicos mais macumbeiros do Brasil. Jello Biafra, BNegão, Dado Villa-Lobos, Marcelo D2 e Tom Leão dão seus depoimentos sobre as mandingas que cercaram o grupo.
O conjunto cruza elementos da cultura afro-brasileira incorporando uma mistura de metal com hardcore regado a elementos do Candomblé. O filme relata episódios arrepiantes e hilários. Afinal de contas, as histórias de atropelamentos, atentados, membros contraindo AIDS, conspirações da mídia, perseguições de nazistas, tentativa de espancamento e assassinatos são reais ou apenas mitos? Isso tudo será desvendado no registro.
Apesar de possuírem poucos álbuns lançados, o valor do Gangrena é inestimável para a cena alternativa carioca. O título exterioriza grande parte desse legado e, principalmente, o preconceito sofrido dentro e fora do Brasil. Tudo isso com pitadas de bom humor, a essência da trupe.
Terça, dia 21/10, à 0h45 e mad. qui./sex., dia 23/10, às 4h.

Fonte: Canal Brasil

Escrito por

Fernando Custódio Moreira

Só mais um ser humano que adora Heavy Metal.
Stay Metal
Heavy Metal Forever.