Jon Anderson – HSBC Brasil – São Paulo/SP

Os fatos ao longo dos anos tornam-se histórias para, então, se transformarem um dia em lendas e mitos, até desaparecerem no tempo. Uma parte desse processo pode ser testemunhada na apresentação de Jon Anderson, no HSBC Brasil, em São Paulo. O vocalista, que outrora ocupou o posto no Yes, retornou ao País para shows solo onde, além de diversos clássicos de sua antiga banda, trouxe também divertidas histórias para compartilhar.

A leveza do vocalista é impressionante. Percebe-se nele uma sensação praticamente de paz consigo mesmo que dá o clima da apresentação, onde ele apenas alterna entre instrumentos em um palco decorado de forma simples com velas, mas, o principal, sua voz, ainda mostra-se afiada o suficiente, arrancando elogios dos presentes e risadas quando esqueceu de alguns trechos das letras, desculpando-se dizendo que se empolgava com o instrumental e que acabava distraído.

Mas as grandes risadas vieram entre as canções da noite, que incluíram gravações do Yes como Starship Trooper e Yours Is No Disgrace, Jon alternava histórias que levaram à composição de algumas delas, como seu encontro com o cantor Vangelis, primeiro apresentando-o como o “cara das Olimpíadas” e cantarolando um trecho de Charriots of Fire e, depois, contando como o grego chegou carregando um arco e flecha disparando-o pela janela. Outros encontros com músicos foram citados pela noite, como com Bob Marley, o qual Jon diz não se lembrar muito do encontro, assim como com Paul McCartney, Joe Cocker e até Robert Plant.

Dessa forma, Jon entreteve o público com um apanhado de sua carreira chegando até em um estranho momento, já que a casa estava configurada com mesas e cadeiras, fazer todos levantarem e acompanharem Roundabout com palmas, com muitos indo até a beira do palco, antes de sair por um breve momento para o bis que trouxe mais Yes e State of Independence (de seus discos com Vangelis).

Mais uma breve pausa e Anderson voltou para encerrar a noite com outra faixa do Yes, a canção Soon, que chegou a ser pedida por alguns dos fãs. Mesmo com quase 70 anos, Jon Anderson foi capaz de executar um belo show demonstrando uma alegria em fazê-lo que nem sempre é vista em pessoas com metade de sua idade, proporcionando alegria para as pessoas ao verem que a “voz do Yes” ainda mostra-se capaz de uma boa noite com boas músicas e histórias para serem contadas.

Confira a galeria de fotos dessa apresentação

Setlist:

Sun Is Calling…
Yours Is No Disgrace (cover Yes)
Time and a Word (cover Yes)
America (cover Simon&Garfunkel)
Long Distance Runaround (cover Yes)
Under Heaven’s Door
Flight of the Moorglade
I’ll Find My Way Home (cover Jon & Vangelis)
Starship Trooper (cover Yes)
Give Love Each Day (cover Yes)
Owner of a Lonely Heart (cover Yes)
Set Sail Communication / Close to the Edge / Heart of the Sunrise / Marry Me Again / The Revealing Science of God (Dance of the Dawn)
You Got the Light
A Day in the Life (cover The Beatles)
And You and I (cover Yes)
Tony and Me
All Good People (cover Yes)
Roundabout (cover Yes)

Bis 1:
Sun Is Calling…
State of Independence (cover Jon & Vangelis)
Wonderous Stories (cover Yes)
Bis 2:
Soon (cover Yes)

Comentários

Você também pode se interessar por...