Sepultura – 27/05/2017 – São Paulo/SP

Enfim, chegou o dia 27 de maio. Sábado agradável em São Paulo. E, pra melhorar, dia de show de metal. Para esta data, na Audio Club, estava marcado o show do Sepultura, o show de lançamento de seu mais recente álbum, Machine Messiah, o 14° de estúdio da carreira da banda. Para abrir o show, os escolhidos foram os caras do Claustrofobia, velhos conhecidos da banda.

Antes de falar do show em si, uma questão que pode ser discutida é em relação aos horários de algumas apresentações aqui no nosso país. O evento na Audio estava programado para um horário um pouco complicado para boa parte do público, principalmente os que vieram de outras cidades (Claustrofobia, 23h. Sepultura, 0h30). Por outro lado, em se tratando dos fãs que moram na cidade, haviam as opções alternativas, tais como taxis convencionais, Ubers e as linhas noturnas de ônibus. Vale lembrar que ocorreu, na mesma data, outro evento do gênero: os shows do Amon Amarth e do Abbath. Nesse ponto, para alguns fãs (e para os profissionais da imprensa) foi bom, pois foi possível comparecer em ambos os eventos.

Agora, falemos do que interessa…

Como programado, pontualmente às 23h, o “Metal Maloka” do Claustrofobia subiu ao palco com um público considerável para assisti-los. Nessa nova tour, os caras estão divulgando seu novo album, Download Hatred, lançado no final do ano passado – o primeiro com o novo guitarrista, Douglas Prado, que se junta a Daniel Bonfogo (baixo) e os irmãos Caio e Marcus D’Angelo (bateria e guitarra/vocais, respectivamente).

Alguns problemas técnicos ocorreram, o que deixaram Marcus um pouco insatisfeito, mas que só serviram para intensificar mais ainda o thrash metal brutal do quarteto. Músicas do novo álbum – Generalized World Infection, Curva, Download Hatred, My Own Victory – foram executadas, assim como diversas músicas do álbum anterior, Peste, totalmente em português, além da clássica Thrasher, em um setlist de quase uma hora – que teve até um trecho de Children of the Grave, do Black Sabbath. 20 anos de estrada, seis álbuns e um DVD lançado. Não é à toa que é considerada uma das melhores do metal nacional.

Claustrofobia. Foto: Leandro Pena

Após trinta minutos de espera, também no horário marcado, sobem ao palco Derrick Green (voz, percussão), Andreas Kisser (guitarra), Paulo Jr. (baixo) e Eloy Casagrande (bateria). I am the Enemy deu início ao ataque sonoro, seguida de Phantom Self. Nesse show, a banda estava lançando na capital paulista seu novo álbum, Machine Messiah, o segundo com a atual formação, que se mostra bem entrosada após seis anos tocando juntos. Outras músicas interessantes do novo álbum, como a instrumental Iceberg Dances e Sworn Oath, também foram executadas.

Em um determinado momento da apresentação, Derrick agradeceu a presença de todos e se desculpou por ter esquecido algumas palavras do idioma português após um bom tempo tocando fora do país. Andreas até brincou com ele, dizendo que ele estava falando com um sotaque carioca. Derrick então mandou um “Desculpa, meu!”, arrancando aplausos e risadas da galera.

Sepultura. Foto: Leandro Pena

Coube espaço na apresentação para os clássicos Inner Self, Desperate Cry, Territory e Arise. Após uma breve pausa, Andreas agradece aos presentes uma vez mais e informa que Sepultura Endurance, documentário oficial da banda, será lançado nos cinemas em 14 de junho. Seguindo a apresentação, em Ratamahatta, Derrick tocou percussão, estrategicamente localizada em uma plataforma do lado direito da bateria, enquanto que do lado oposto havia outra plataforma, utilizada por Andreas. Como de praxe, Roots Bloody Roots deu números finais ao espetáculo.

Resta agora a nós e à Sepulnation aguardar o dia 14 de junho – chamado de “Dia Sepultura” por Andreas – pela pré-estreia, e dia 15 pela estréia nacional do documentário Sepultura Endurance. Para mais informações e cidades que exibirão, acesse a fan page oficial do doc.

Sepultura. Foto: Leandro Pena

Setlist – Sepultura

I am the Enemy
Phantom Self
Kairos
Desperate Cry
Sworn Oath
Iceberg Dances
Inner Self
Choke
Dialog
Alethea
Resistant Parasites
The Vatican
Biotech is Godzilla/Polícia
Territory
Refuse/Resist
Arise

Sepultura Under my Skin
Ratamahata
Roots bloody Roots

Setlist – Claustrofobia

Generalized World Infection
Bastardos do Brasil
Paulada
Caosfera
Pinu da Granada
Curva
Download Hatred
Thrasher
Vida de Mentira
War Stomp
Metal Maloka
Peste
Saidera

Veja a galeria de fotos desses shows aqui.

Agradecimentos à Agencia Lema e Audio Club.

Comentários

Você também pode se interessar por...