Steve Rothery Band – 06/12/2017 – São Paulo

Nem o fã de rock progressivo mais otimista imaginou que seria possível assistir uma noite como essa.

O músico britânico Steve Rothery é líder da cultuada banda de rock progressivo Marillion e aproveitou um espaço livre na agenda e lançou um belo álbum solo em 2014, chamado “Ghost of Pripyat”. E para promover o disco, ele caiu na estrada com sua banda e, para a nossa sorte, a produtora Overload os trouxe para uma apresentação em São Paulo no Carioca Club, para uma noite intimista de muito bom gosto.

Steve Rothery Band. 06 de dezembro de 2017. Carioca Club, São Paulo, Brasil. Foto: Leandro Pena.

O show foi dividido em duas partes: na primeira entrada, a banda apresentou algumas músicas do disco novo e, na segunda parte, um setlist somente com clássicos antigos do Marillion, principalmente a fase Fish, que raramente são tocados ao vivo.

“Morpheus” é uma música que começa tranquila com uma guitarra dedilhada, som do oceano, barulhos de teclado soando perfeita para ir baixando a rotação dos presentes. Na versão do disco, esta música tem participação do ex-Genesis, Steve Hackett. A segunda música foi “Kendris”, com quase 12 minutos de duração. A épica “Old Man of the Sea”, outra que na versão do disco conta com o inglês Steven Wilson. Para fechar essa primeira entrada (ou o verão), a gostosinha e praiana “Summer’s End”, que começa soft e vai se tornando um rock cheio de fuzz e distorção. Vale ressaltar que todas as músicas apresentadas foram temas instrumentais.

O show muda de espírito com a entrada de um vocalista para a execução do setlist Marillion e suas antigueiras.
De primeira já voltamos ao ano de 1987, ano de lançamento do álbum “Clutching at Straws”, com a música “Slaint Mhath”. A versão é muito próxima da original, com destaque para o vocalista argentino Gabriel Agudo que, na difícil missão de substituir a voz única do Fish, segurou as pontas.

Steve Rothery Band. 06 de dezembro de 2017. Carioca Club, São Paulo, Brasil. Foto: Leandro Pena.

Outra trinca: agora do disco “Fugazi” de 1984, “Cinderella Search”, seguida da música que dá título ao disco, finalizando com a música “Incubus”, com destaque para interpretação angustiante por parte do argentino.

“Chelsea Monday” foi a única faixa do disco “Script for a Jester’s Tear”, de 1983, a ser tocada na noite. Destaque para o maravilhoso solo cheio de sentimentos feito por Rothery. E ele tinha mais surpresas na manga, a depressiva “Afraid of Sunlight” trouxe um brilho diferente porque foi a única música da formação atual do Marillion a ser tocada na noite. “Where do we go from here?” pergunta “em que mundo nós queremos viver” na questionadora “White Russian”, com ótima participação do público que se mostrou animado e afim de curtir esta ótima noite com o melhor do rock progressivo.

Após mais uma pausa, a trinca mais famosa da carreira do Steve e do Marillion que abre o disco “Misplaced Childhood” de 1985 e é o maior sucesso deles: a gigante “Kayleight”, hino das FMs do mundo afora, foi cantada em uníssono no Carioca Club, seguida da bela “Lavender” e da neoprog “Heart of Lothian”. Foram os 15 minutos mais legais do show!! Só nessa parte, já valeria ter pago o ingresso.

Para fechar, duas baladinhas pra acender o isqueiro e chorar. A sempre linda “Sugar Mice” e o cover ultrafamoso do Pink Floyd, “Wish You Were Here”, com Steve fazendo o papel do segundo melhor David Gilmour que existe.

Steve Rothery Band. 06 de dezembro de 2017. Carioca Club, São Paulo, Brasil. Foto: Leandro Pena.

Conclusão: apesar da execução ser impecável, fica a sensação de estar vendo uma banda cover com uma a participação especial de um dos músicos da banda principal. Símbolo de decadência? Talvez. Dá para entender que com uma discografia gigante e um vocalista diferente, o Marillion deixa muitas músicas desta fase fora do repertório em suas apresentações recentes, uma pena.

Resumo: uma bela noite.

Set-list

1- Morpheus
2- Kendris
3- Old Man of the Sea
4- Summer’s End
5- Slàinte Mhath
6- Cinderella Search
7- Fugazi
8- Incubus
9- Chelsea Monday
10- Afraid of Sunlight
11- White Russian
Bis
12- Kayleigh
13- Lavender
14- Heart of Lothian
15- Sugar Mice
16- Wish You Were Here (Pink Floyd cover)

Clique aqui e veja a galeria de fotos desse show.

Comentários

Você também pode se interessar por...