Dezesseis anos separam a até então única visita do Tiamat ao nosso país desta, ocorrida em uma segunda-feira, 15 de dezembro, tendo o Carioca Club como o palco em ambas as ocasiões.
Como parte da “Latam Tour”, com visita programada para seis países em doze datas, a cidade de São Paulo foi a antepenúltima deste giro. E diferentemente da primeira ocasião, em que a banda fez a abertura para o Moonspell, nesta tivemos um set-list completo.
Um público razoável (mas longe de encher a casa) foi chegando aos poucos e tranquilamente. No som mecânico, clássicos do Pink Floyd ecoavam enquanto a apresentação não começava.
O show estava inicialmente marcado para as 20h, mas quem apareceu por detrás das cortinas neste momento foi Johan Edlund, vocalista e fundador da banda. Ele se sentou na frente do palco, marcando os que estavam à sua frente ou se aproximavam com um carimbo com o inseto usado como um dos símbolos da banda e dando autógrafos.

Passados mais alguns minutos, Johan retorna, desta vez com Lars Sköld (bateria), membro fixo da banda, e os músicos que os acompanham em turnês – Simon Johansson (guitarra), Gustaf Hielm (baixo) e Per Wiberg (teclado) – para dar início ao “culto” com “Church of Tiamat”. Após essa apresentação, tivemos uma sequência de clássicos do terceiro álbum, “Clouds”, lançado em 1992. “In a Dream”, “Clouds” e “The Sleeping Beauty” foram celebradas pelos fãs, em especial os da fase mais doom da banda.
Uma sequência da década de 2000 veio em seguida, com canções do álbum “Prey”, com destaque para “Cain”, e uma do “Amanethes”, “Will They Come?”. “Phantasma De Luxe” foi um momento de introspecção, seguida de “Brighter than the Sun”, talvez a canção mais “radiofônica” dos suecos, que empolgou os presentes.
Após sua execução, sons de natureza ecoaram pelos falantes: era o momento dos clássicos da fase “Wildhoney”, álbum lançado em 1994, que fez a transição do doom clássico da banda para um direcionamento mais progressivo. “Whatever than Hurts” fez os fãs mais uma vez se agitarem, seguida de “The Ar”, sem pausas, assim como no álbum. “Do you dream of Me” foi o momento de contemplação, seguida por “Visionaire” – nela, foi possível notar a força da voz grave de Johan, que se aproximou bastante dos guturais de outrora. “Cold Seed” do “Deeper Kind of Slumber” veio a seguir, com sua pegada rock and roll.
“Vote for Love”, uma das músicas mais pedidas em shows, voltou a agitar os fãs, que cantaram em alto e bom som o seu refrão. Sempre executada no final do set, demonstrava que a apresentação caminhava para o seu término, mas não sem antes um último momento de emoção, com a clássica “Gaia”, também do álbum “Wildhoney”, com seus teclados e solos de guitarras atmosféricos, no melhor estilo dos ícones do rock progressivo.
Após essa apresentação, os suecos têm mais dois compromissos na Bolívia para concluir seu giro na América Latina.
Set-list
Church of Tiamat
In a Dream
Clouds
The Sleeping Beauty
Divided
Will They Come?
Cain
Love in Chains
Phantasma De Luxe
Brighter Than the Sun
Whatever That Hurts
The Ar
Do You Dream of Me?
Visionaire
Cold Seed
Wings of Heaven
Vote for Love
Gaia
GALERIA DE FOTOS















Agradecimentos: Cacique MX e Tedesco Comunicação.
