Por: (Arte Metal)

O selo brasileiro Shinigami Records, em parceria com a Century Media (que relançou o trabalho em 2016), traz para o mercado nacional “El Norra Alila”, segunda álbum da maior banda de Metal do Oriente Médio, o ORPHANED LAND. Na banda hoje desde aqueles tempos, somente o mentor e vocalista KOBI FARHI e o baixista Uri Zelcha.

O Metal progressivo dos dias atuais aparecia bem pouco naquela época, pois quem dava as cartas era o Doom Metal com grandes flertes com o Death Metal. De qualquer forma, a banda já incorporava elementos da música árabe, porém de forma visceral, caraterísticas dos seus trabalhos iniciais.

Com os ritmos sendo totalmente influenciados pela música árabe, num ‘groove’ que somente por lá é encontrado, as guitarras ditam bases pesadíssimas, sendo que a cozinha comanda essa variação de ritmos de forma peculiar. Fato é que as composições são pesadas, mais do que quem conhece a banda somente dos dias atuais imagina.

Outro ponto fortíssimo e que já se notava no ORPHANED LAND são as linhas vocais. Também influenciadas pela música árabe, traz coros típicos, melodias entonadas na música popular daquele local, além de passagens limpas e bastante guturais, hoje nem tão expressivos na sonoridade da banda.

Os arranjos são comandados em sua maior parte por teclados, trazendo melodias intensas e algumas partes com instrumentos típicos (inclusive de percussão) e com um violino absurdamente enriquecedor que aparece em momentos propícios. O grande repertório (treze músicas) soa equilibrado e as faixas se completam. O álbum todo foi remasterizado. Pois é, o ORPHANED LAND não chegou onde chegou à toa.

Orphaned Land - El Norra Alila

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. Find Your Self, Discover God
  2. Like Fire to Water
  3. The Truth Within
  4. The Path Ahead
  5. A Neverending Way
  6. Takasim
  7. Thee by the Father I Pray
  8. Flawless Belief
  9. Joy
  10. Whisper My Name When You Dream
  11. Shir Hama’alot
  12. El Meod Na’ala
  13. Of Temptation Born
  14. The Evil Urge
  15. Shir Hashirim

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Escrito por

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.