O Best of Blues and Rock celebra 10 anos em 2023 e confirma sua realização nos dias 2, 3 e 4 de junho, na plateia externa do Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Reconhecido pela alta qualidade de sua programação, o festival apresenta suas primeiras atrações: os ícones da música mundial Tom Morello, Buddy Guy, Steve Vai, e a banda Extreme, e os artistas nacionais: bandas Ira!, Dead Fish, Day Limns entre outros.

O evento tem como missão tornar o Blues e o Rock cada vez mais difundidos no país. Buscamos sempre apresentar o melhor da música em nossa programação, sempre surpreendendo o público. Já trouxemos para apresentações no Brasil mais de 300 artistas, incluindo grandes nomes como George Benson, Joss Stone, Jeff Beck, Kenny Wayne Shepherd, Zakk Wylde, Richie Sambora, Joe Perry, entre tantos outros”, informa Pedro Bianco, presidente da Dançar Marketing e criador do Festival.

A lenda da guitarra Tom Morello participou da edição 2018 do Festival e estará presente na edição comemorativa de 2023. Conhecido por sua guitarra inovadora, solos e acordes estrondosos, Morello é integrante original das bandas de rock Rage Against the Machine e Audioslave, vencedor de muitos prêmios Grammy e um total de 30 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.

Morello é ativista e usa sua posição para expressas suas ideias. “Tenho me dedicado musicalmente e como ativista a lutar contra a injustiça a cada passo”, diz ele. “Em meio a essa sensação intensificada de desgraça iminente, agora é hora de reunir as tropas em um último esforço para salvar o planeta e nossas almas artísticas. Ao desafiar os limites do que a música é e tem soado como antes, você pode abrir os olhos das pessoas para mudar o status quo na sociedade.”

Atração especial do evento, o veterano guitarrista norte-americano Buddy Guy traz sua “Damn Right Farewell Tour” para o país. Recebeu ao longo de sua carreira 8 prêmios Grammy, em 2015 foi homenageado com o Lifetime Achievement Grammy Award, e conquistou 38 Blues Music Awards (o máximo que qualquer artista já recebeu). Em julho de 2021, em homenagem ao seu 85º aniversário, a PBS American Masters lançou o documentário “Buddy Guy: The Blues Chase The Blues Away”, que mostra sua infância colhendo algodão no estado de Louisiana até a posição como um dos guitarristas mais influentes de todos os tempos.

Em 2012, Buddy Guy foi premiado com o Kennedy Center Honor 2012 por sua contribuição vitalícia à cultura americana. Neste mesmo ano, publicou seu livro de memórias, “When I Left Home”.

Steve Vai faz sua estreia no festival, trazendo sua infinita criatividade e domínio técnico da guitarra. Com mais de 15 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo e 3 prêmios Grammy, Vai prova todos os dias porque é um dos verdadeiros ícones originais da música e sempre aparece com destaque em várias listas dos maiores guitarristas de todos os tempos.

Extreme é uma banda de Rock criada na cidade de Boston (EUA). Fez sua primeira grande apresentação em 1988 abrindo um concerto do Aerosmith. No início dos anos 90 lançaram o álbum “Pronograffitti”, chegaram ano #1 da Billboard com o hit “More than Words”, e um hit Top Five com “Hole Hearted”. Em 1996 a banda deu uma parada, com seus integrantes partindo para carreiras solo ou se unindo a outros grupos.

Um guitarrista virtuoso, compositor visionário e produtor consumado que esculpe o som musical com infinita criatividade e maestria técnica, Steve Vai impressiona fãs de todos os gêneros com suas excepcionais habilidades na guitarra e musicalidade por décadas. Aos 12 anos, começou a ter aulas de violão com Joe Satriani.

Aos 18 anos, ele começou sua carreira musical profissional transcrevendo e depois tocando com o lendário Frank Zappa. Mais de três décadas, mais de 15 milhões em vendas de álbuns e 3 prêmios Grammy depois, Vai provou ser, por mérito próprio, um dos verdadeiros originais da música.

Após um hiato de 13 anos, o Extreme se reuniu para o lançamento do novo álbum “Saudades de Rock”, produzido pelo guitarrista Nuno Bettencourt no estúdio NRG, em Los Angeles.

Em 2006, o sucesso “Play With Me” foi incluído no videogame “Guitar Hero Encore: Rocks the 80s”. A formação atual do Extreme conta com Gary Cherone (vocais), Nuno Bettencourt (guitarra, vocal de apoio, piano, teclado e percussão), Kevin Figueiredo (bateria) e Patrick Badger (baixo e vocal de apoio).

Formada por Johnny Rzeznik (voz) e Robby Takac (guitarra) em 1986, em Buffalo, Estados Unidos, a banda de rock Goo Goo Dolls vendeu cerca de 15 milhões de discos em todo o mundo e conquistou quatro indicações ao Grammy.

“A Boy Named Goo” (1995), o quinto disco da banda, ganhou inclusive platina dupla. Já “Dizzy Up The Girl” (1998) foi cinco vezes platina. “Gutterflower” (2002) e “Let Love In” (2006) foram disco de ouro. Seu maior clássico é a faixa ‘Iris’, que alcançou o primeiro lugar no Hot 100 por 18 semanas consecutivas.

The Nu Blu Band é um grupo que tem a energia lá em cima casada com a sequência rítmica liderada por Mark Maddox na guitarra, Dan Henley na bateria e os vocais poderosos de Carlise Guy, filha da lenda do Blues e oito vezes vencedor do Grammy, Buddy Guy.

Eles executam uma ampla gama de gêneros passando pelo Blues, R&B, Pop e Motown. Sua música predominantemente soul é suficiente para fazer qualquer público se levantar e dançar. É sempre uma festa quando a The Nu Blu Band está no palco.

A turma do IRA!, banda paulistana nascida em 1981, é vista como os verdadeiros operários do Rock, da música e da cultura pop brasileira. Seus shows reúnem muita energia, diversos clássicos e hits destilados com a marcha de uma sempre estonteante e inexplicável sonoridade de guitarras.

O coração do IRA!, representado por Nasi (vocal) e Edgard Scandurra (guitarra), está hoje mais maduro, experiente e afiado. Estão plenos, amigos, fortes e vibrantes em todos os shows, sempre com a mesma adrenalina juvenil e inquieta que uma banda de rock genuína tem que ter, mesmo à caminho de completar 40 anos de estrada.

O quarteto é completado por Johnny Boy (baixo) e Evaristo de Pádua (bateria), dois magistrais e experientes músicos que, desde o retorno aos palcos em 2014, solidificam o IRA! como uma banda impecável, “perfeita e cheia de imperfeições rockeiras”.

Radicado nos Estados Unidos desde 2016, o guitarrista, cantor e compositor Artur Menezes vem deixando sua marca na cena blues rock mundial.

Seu estilo psicodélico, pesado e groovado, mesclado às suas raízes brasileiras nordestinas, adicionam um sabor único à mistura e distinguem ainda mais sua forma de tocar das de seus contemporâneos. Com 5 discos e 1 EP lançados, Artur tem fortalecido sua marca no cenário.

Com 32 anos de história e prestes a gravar seu 9º álbum, o Dead Fish sobe ao palco do Best of Blues and Rock pela primeira vez, apresentando as músicas que consagraram a banda como um dos principais grupos de hardcore do Brasil.

Tudo começou quando, no início dos anos 90, cinco amigos sem muita pretensão montaram uma banda intitulada “Stage Dive”, com a ideia de andar de skate e levar um som com covers de grupos já consagradas no punk rock internacional.

De versões de Bad Brains, Dead Kennedys e Ramones, a banda passou a compor suas próprias músicas e a fazer seus primeiros shows. É quando surge o nome definitivo: Dead Fish.

Com oito álbuns lançados e dois VMB’s (Banda Revelação e Melhor Banda de Hardcore) na carreira, a banda é formada hoje por Rodrigo Lima (vocais), Marcos Melloni (bateria), Ricardo Mastria (guitarra) e Igor Tsurumaki (baixo).

Cantora e guitarrista de blues, a brasileira Nanda Moura tem como referências principais artistas dos anos 1920 e 1930, como Blind Willie Johnson, Son House, Robert Johnson, Skip James, além das divas Bessie Smith, Memphis Minnie e Ma Rainey.

Nanda é acompanhada por Otávio Rocha (guitarra), César Lago (baixo) e Gil Eduardo (bateria), músicos de um dos grupos mais conhecidos do País, o Blues Etílicos.

Foi em 2017 que o Brasil começou a ouvir esse nome: Day Limns. Ao subir no palco de um reality show de TV, a cantora de posicionamento seguro e voz surpreendente conquistou Lulu Santos.

Hoje, Day Limns comemora o sucesso do lançamento de seu primeiro álbum “Bem-vindo ao Clube”, com misturas do POP, POP Punk, Punk Rock, Rock, Emocore, Trap e Rap, além da recém-lançada “7 Vidas” que dá sequência a sonoridade do projeto.

Além de transmitir suas mensagens em suas próprias canções, Day é responsável pela composição de grandes hits cantados por Anitta, Luisa Sonza, Vitão, As Baías, Carol Biazin, Clau, Rouge, entre outros. Em “Doce 22”, novo álbum de Sonza, Day é coautora das canções “2000. S2”, “Anaconda”, “Penhasco” e “Caos/Flor”.

Criada em março de 2020, a Malvada é uma banda de rock nacional formada somente por mulheres.

Com a poderosa voz de Angel Sberse, Bruna Tsuruda (guitarra), Marina Langer (baixo) e Juliana Salgado (bateria), a banda aposta em rock cantado em português.

Intitulado “A Noite Vai Ferver”, o primeiro álbum do grupo conta com 9 faixas, foi lançado em 5 de agosto de 2021 e vem sendo destaque nas principais mídias especializadas do País.

PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS

2 de junho – sexta-feira
15h: Abertura dos portões
15h40 – 16h40: Nanda Moura
17h10 – 18h10: Malvada
18h40 – 20h: Extreme
20h30 – 22h: Tom Morello

3 de junho – sábado
13h: Abertura dos portões
14h20 – 15h20 – Dead Fish
15h40 – 16h40 – Artur Menezes
17h10 – 18h10 – The Nu Blu Band
18h40 – 20h: Steve Vai
20h30 – 22h: Buddy Guy

4 de junho – domingo
13h: Abertura dos portões
13h50 – 14h50: Day Limns
15:20 – 16:20: Ira!
16:50 – 18h10 – Goo Goo Dolls
18h40 – 20h: Buddy Guy
20h30 – 22h: Tom Morello

SERVIÇO
Best of Blues and Rock 10 anos

@bestofbluesandrock
www.bestofbluesandrock.com.br
Data: Dias 2, 3 e 4 de junho de 2023
Local: Plateia externa do Auditório Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera – São Paulo
Classificação: 16 anos (menores podem comparecer acompanhados de responsável legal)
Realização: Dançar Marketing
Ingressos: https://www.eventim.com.br/campaign/bestofbluesandrock