O guitarrista Alexandre de Orio, da banda Claustrofobia e Quarteto de Guitarras Kroma, promete uma surpresa aos apaixonados por guitarra Metal. Uma ginga que mescla o som pesado do rock com o samba, estilo inconfundível e conhecido no mundo como a “cara do Brasil”. O guitarrista já está finalizando o primeiro Volume de uma Série intitulada Metal Brasileiro – Ritmos Brasileiros aplicados na Guitarra Metal: Novos Caminhos para Riffs de Guitarra.

O livro acompanhará um CD para estudo. O primeiro Volume faz uma ligação entre o metal e o samba com diferentes células rítmicas e frases musicais advindas de instrumentos de percussão, assim como diversas levadas de bateria. O vasto material é aplicado na guitarra e voltado ao Metal. Seu objetivo é colaborar no desenvolvimento técnico deste estilo musical e proporcionar novos caminhos na criação de riffs na guitarra.

A soma desses dois gêneros resulta num “sotaque” diferente. Este swing brasileiro aliado ao ritmo mais marcado do metal poderá ser visto em alguns exemplos de riffs de guitarra criados e executados em gravação a partir da bateria de samba com os mesmos do rock.

Alexandre convidou Andreas Kisser (guitarrista do Sepultura) para escrever o prefácio e adianta que “ele curtiu muito o trabalho e agradeceu o convite”.

O livro é destinado a guitarristas e abre possibilidade de estudos também para bateristas.

Não há nenhum material de estudo no mercado com essa abordagem, tanto ligada ao metal quanto a conexão entre ritmos brasileiros e o metal.

O lançamento está previsto para o final de 2011.

Confira no site www.metalbrasileiro.com uma pequena amostra com exemplos musicais deste primeiro dentre outros volumes previstos nos planos de Alexandre, que teve a iniciativa de compartilhar seus novos e criativos conceitos na guitarra em um livro.

Mais informações para a imprensa com Alexandre de Orio pelo e-mail alexandredeorio@yahoo.com.br

Escrito por

Redação

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!