Nos dias 29 e 30 de abril acontece, pela primeira vez em nosso país o Summer Breeze Brasil. O evento ocorrerá no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contará com mais de quarenta atrações, tanto nacionais quanto internacionais, em diversos estilos do rock e heavy metal.
Conheceremos algumas bandas nacionais que se apresentarão na 1° edição do festival. Nesta primeira parte, apresentaremos Sepultura, Krisiun, Crypta, Project46 e Brutal Brega.
Sepultura

Depois de dois anos, o álbum “Quadra”, lançado em 7 de fevereiro de 2020, poderá viajar pelo Brasil e pelo mundo para ser apresentado ao vivo pela banda Sepultura. “Estamos ansiosos para retornar e encontrar com os fãs”, comenta Andreas Kisser (guitarra), que compõe o grupo ao lado de Derrick Green (vocal), Paulo Xisto Jr. (baixo) e Eloy Casagrande (bateria).
O disco “Quadra” foi inspirado no antecessor “Machine Messiah”, lançado em 2017, considerado um disco diferente na história do Sepultura, com o uso de elementos inusitados. Andreas pontua que “Quadra” é a consequência do crescimento do Sepultura como banda e que esse álbum permitiu explorar novas possibilidades. “O lado A é mais tradicional, thrash metal, que representa o discurso do Sepultura, mas com elementos novos; o B é mais percussivo, com ritmos brasileiros; o C vai um pouco mais além com o violão, tem o instrumental como característica geral; e o D é aquela coisa mais ‘groovada’, lenta, com melodia”, explica.
Gravado na Suécia, quem assina a produção, mixagem e masterização do álbum é Jens Bogren, que já havia participado da equipe do “Machine Messiah”. “Trabalhar com Bogren é sensacional e foi fundamental. O produtor é o quinto elemento da banda dentro do estúdio. Ele expandiu a ideia de corais, de cordas. Foi um disco difícil de fazer, mas estávamos preparados”, comenta Kisser. A principal novidade ficou por conta da participação de Emmily Barreto, da banda Far From Alaska, que divide os vocais com Derrick na faixa de encerramento.
A palavra “quadra” pode ser usada com diferentes conotações, entre elas, para definir “quadra esportiva”, área limitada com demarcações regulatórias, onde, de acordo com um conjunto de regras, o jogo ocorre. “Todos nós viemos de diferentes quadras – países e nações com suas fronteiras e tradições, cultura, religiões, leis, educação e um conjunto de regras dentro das quais a vida acontece. Nossas personalidades, crenças, o modo de vida, a construção das sociedades e dos relacionamentos… Tudo depende desse conjunto de regras com as quais crescemos”, afirma Kisser.
Apesar da turnê focada em “Quadra”, Andreas Kisser garante surpresas: “Vamos tocar também músicas mais antigas que fazem parte da nossa carreira”, comenta.
O Sepultura se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 29 de abril, sábado, no Ice Stage.
Krisiun

O Krisiun, maior representante brasileiro do death metal no mundo, atualmente promove o seu 12º álbum de estúdio, “Mortem Solis”, lançado em julho de 2022 pela Century Media Records. Os irmãos Alex Camargo (vocal e baixo), Moyses Kolesne (guitarra) e Max Kolesne (bateria) já se apresentaram nos principais festivais pelo mundo, entre eles Rock in Rio, Wacken Open Air, Hellfest, Summer Breeze Open Air, Rock Castle, Rock Al Parque, Barge to Hell, Day of Decay, Milwaukee Metalfest, Rock Hard Festival, Metalfest, With Full Force, Obscene Extreme, entre muitos outros. O trio costuma rodar o mundo em suas extensas turnês e, com “Mortem Solis” (“Morte do Sol” em latim), não vem sendo diferente. Assim, uma das datas ocorrerá em abril de 2023, na primeira edição da versão brasileira do “Summer Breeze”.
O trio foi formado em 1990 na cidade de Porto Alegre (RS), adotando um nome que deriva de um mar lunar nomeado “Mare Crisium”. Porém, tudo na trajetória dos precursores do brutal death metal mundial foi conquistada com muita luta e perseverança. Após lançar diversas demo-tapes veio a estreia com o EP “Unmerciful Order” em 1994, época em que fixaram residência em São Paulo e depois soltou o álbum de estreia, “Black Force Domain” (1995).
“Mortem Solis” traz um som mais direto e visceral, soando, inclusive, mais sujo, bruto e agressivo. “A gente é ‘old school’, somos três irmãos latinos fazendo música feia e brutal, temos muita coisa que não se encaixa no padrão do sucesso e levamos isso tudo no peito”, sentenciou Moyses. É, talvez esse seja o segrego do trio, que promete mostrar toda a experiência de décadas de carreira no “Summer Breeze”.
O Krisiun se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 30 de abril, domingo, no Hot Stage.
Crypta

O quarteto brasileiro de death metal Crypta vem chamando a atenção dos fãs tanto por seu trabalho em estúdio, com o debut “Echoes of the Soul”, e ao vivo, com shows energéticos e empolgantes pelo mundo. E é justamente isso que Fernanda Lira (vocal e baixo), Tainá Bergamaschi (guitarra), Jessica Di Falchi (guitarra) e Luana Dameto (bateria) prometem mostrar no “Summer Breeze”.
Criado em meados de maio de 2019 por Luana Dametto e Fernanda Lira, inicialmente com a intenção de que fosse apenas um projeto paralelo de death metal, algo diferente do que vinham fazendo em sua outra banda, Nervosa. “Luana tinha uma banda de death metal antes de entrar na Nervosa, e essa sempre foi sua escola e preferência na bateria. Ela queria ter um projeto de death metal e eu, como sempre amei thrash e death na mesma proporção como sendo meus gêneros favoritos, naturalmente aceitei, principalmente porque seria uma aventura muito diferente”, recordou Fernada Lira.
“Echoes of the Soul”, que teve seu lançamento mundial em 11 de junho de 2021 pela gravadora Napalm Records, também foi licenciado e lançado na mesma data no Brasil e na Argentina pela Dynamo Records, na Rússia pela Soyuz Music e no Japão pela Ward Records. Até 2023, a banda planeja estender a turnê de “Echoes Of The Soul” para vários lugares que ainda não foram visitados, e já começa a confirmar alguns importantes eventos, como a participação na primeira edição do “Summer Breeze”.
A Crypta se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 29 de abril, sábado, no Sun Stage.
Project46

Há décadas o Brasil não presenciava a ascensão de uma banda pesada em sua cena. O Project46, formado por Caio Macbeserra (vocal), Jean Patton e Vini Castellari (guitarras), Baffo Neto (baixo) e Betto Cardoso (bateria), quebrou esse tabu ao se tornar a primeira banda desde o início dos anos 90 a ascender nacionalmente na cena pesada. E o fez através de anos de um árduo trabalho em equipe e de forma 100% independente.
Refinando-se a cada álbum, os riffs modernos e ferozes dos guitarristas Jean Patton e Vini Castellari, combinados aos vocais explosivos do vocalista Caio MacBeserra, arredondados pelas grossas e vibrantes linhas de baixo de Baffo Neto somados ao estilo veloz, violento e de pegada regional do baterista Betto Cardoso, formam uma música extremamente pesada e de estética exuberante. Ao ser apreciada, transmite ferocidade e beleza, uma música visceral e altamente cativante que carrega mensagens claras e incitadoras construídas sob uma dinâmica moderna e com o passo da geração atual.
“TR3S”, lançado em 2017, é tido como a obra mais madura do Project46 até ao momento. Um disco de linguagem moderna, sonoridade ímpar e assombrosa alta performance por parte da banda. Letras que abordam desafios humanos como nossos conflitos morais, éticos e religiosos, nossa força, nossos medos, nossas esperanças, nossos fracassos e nossas vitórias. O disco convida à reflexão e a ação com consciência e coragem. É facilmente perceptível a ambição da banda ao compor este disco que, com uma única audição, cativa fãs do estilo e posiciona o Project46 como uma das mais promissoras do país e os coroam como maior representante do metal moderno brasileiro.
O Project46 se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 30 de abril, domingo, no Sun Stage.
Brutal Brega

Brutal Brega, uma até então improvável união de estrelas da música pesada, lançou o disco de estreia, com interpretações de clássicos da música “brega”, em outubro de 2022. Contando com o vocalista e ícone do punk/hardcore João Gordo (Ratos de Porão), em parceria com o produtor e multi-instrumentista Val Santos (Toyshop, Viper), o disco é um divertido tributo com clássicos da música brasileira transformados em versões punk rock.
O projeto surgiu como uma brincadeira durante a pandemia: Val Santos começou a desenvolver as versões por diversão, e quando João Gordo ouviu as músicas, se interessou. Em pouco tempo, os dois haviam gravado dezenas de versões juntos e formado um disco. As músicas incluídas foram escolhidas pela forte memória afetiva que a dupla tinha pelas canções, originalmente lançadas por artistas como Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Ângelo Máximo, Jane e Herondy, e muitos outros.
Entre as 12 faixas do disco, estão os singles que já haviam sido lançados, “Fuscão Preto” e “Tô Doidão” (Reginaldo Rossi), e outros clássicos, como “Amante Latino” e “Domingo Feliz”. O disco também mostra um outro lado de João Gordo, em faixas como a romântica “A Namorada Que Sonhei” (Nilton Cesár) e o dueto “Não Se Vá” (Jane e Herondy), com a atriz Marisa Orth. O álbum também está disponível em CD, com duas faixas bônus exclusivas: “Doces Beijos” (Menudo), e “Sandra Rosa Madalena” (Sidney Magal).
O grupo, completado pelo músico, produtor, guitarrista e vocalista Wecko Mainente (Laboratori, Threat), Daniel ET (baixo e vocal) e o baterista Guilherme Martin (Viper e Toyshop), fez sua estreia nos palcos em 18 de novembro tocando no Blue Note, em São Paulo.
Irreverente, o Brutal Brega está pronto para fazer suas versões punk de clássicos da música brasileira no palco do “Summer Breeze”. “É um festival diversificado então vai ser muito legal ver a reação do público. É sempre divertido tocar para mais gente. Estou com grande expectativa para a apresentação com o Brutal Brega e também para ver shows de outras bandas do cast do ‘Summer Breeze’. Será que algum gringo de banda vai agitar ‘Fuscão Preto’ com a gente?”, conclui Val Santos.
A Brutal Brega se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 29 de abril, sábado, no Sun Stage.
Ingressos à venda na plataforma Ticket 360 pelo link: https://www.ticket360.com.br/summerbreeze
Ponto Físico de venda sem taxa de conveniência – Bilheteria Ticket360
Avenida Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-100
Para mais pontos de venda físico (com taxa de conveniência) – www.ticket360.com.br
Mais informações sobre o festival em https://summerbreezebrasil.com/