Nos dias 29 e 30 de abril acontece, pela primeira vez em nosso país o Summer Breeze Brasil. O evento ocorrerá no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contará com mais de quarenta atrações, tanto nacionais quanto internacionais, em diversos estilos do rock e heavy metal.

Conheceremos mais algumas bandas nacionais que se apresentarão na 1° edição do festival. Na primeira parte, apresentamos Sepultura, Krisiun, Crypta, Project46 e Brutal Brega. Agora, apresentaremos Tuatha de Danann, Shaman, Viper, Bittencourt Project, Sinistra e MMA Experience Trio

Shaman, Viper, Felipe Andreoli e Rafael Bittencourt (Angra)

Uma homenagem ao saudoso Maestro do Rock, Andre Matos (14 de setembro de 1971 — 8 de junho de 2019).

“Homenagear Andre Matos é sempre muito emocionante para o Viper. É um sentimento duplo: ao mesmo tempo em que reconhecemos o grande vocalista que ele foi, sem dúvida o maior da história do rock brasileiro, lembramos do amigo querido que não estará mais com a gente. O fato de ele ter feito parte de três bandas que estão entre as maiores do heavy metal brasileiro não foi mera coincidência: Andre foi um artista realmente excepcional, em todos os sentidos. A oportunidade de fazer esse tributo ao lado do Angra e Shaman no palco do Summer Breeze, um festival lendário que reunirá dezenas de milhares de fãs, nos obrigará a fazer uma apresentação à altura do homenageado. Tenho certeza de que será inesquecível”, afirmou o guitarrista Felipe Machado, do Viper, com quem Matos iniciou sua carreira, gravando a demo-tape “The Killera Sword” (1985), os álbuns “Soldiers of Sunrise” (1987), “Theatre of Fate” (1989) e o DVD “To Live Again – Live in São Paulo” (2015).

“Um novo horizonte se aponta para o rock no Brasil. Tenho visto molecada mais jovem, que começou a curtir o rock na pandemia vindo aos shows. Os eventos de rock têm unido famílias, pais e filhos, novas bandas quebrando tudo e o cenário voltando a ter grande expressão. Um belo sol nasce nesse horizonte com a boa notícia de que o Brasil irá sediar o ‘Summer Breeze’, pelos próximos anos, e agregar tudo isso. Melhor ainda saber que farão uma linda homenagem ao Andre Matos nesta primeira edição e que eu participarei disto, juntamente com Felipe Andreoli, Viper e Shaman no mesmo palco, tocando sucessos da carreira de um dos maiores ícones que o heavy metal brasileiro já teve. Estou ansioso por este momento. Certamente será um marco para a história do rock e heavy metal neste país”, declarou o guitarrista Rafael Bittencourt, do Angra.

“Vai ser um momento de muita emoção, uma homenagem bonita da maioria dos músicos e amigos que tocaram com ele. Com certeza iremos preparar algo com muito carinho, para que seja à altura e que o público possa curtir da melhor maneira possível”, concluiu o guitarrista Hugo Mariutti, companheiro de Matos no Shaman, Viper e na carreira solo.

Foto: Leandro Pena.

Shaman, Viper, Felipe Andreoli e Rafael Bittencourt se apresentarão no Summer Breeze Brasil dia 29 de abril, sábado, no Ice Stage.

Tuatha de Danann

Tuatha de Danann

A banda mineira Tuatha de Danann, formada atualmente por Bruno Maia (vocal, flauta, guitarra, bandolim e banjo), Giovani Gomes (baixo e vocal), Edgard Britto (teclados), Raphael Wagner (guitarra), Rafael Delfino (bateria) e Nathan Viana (violino), iniciou suas atividades em 1995 sob o nome de Pendragon. O intuito dos então adolescentes, com idade entre 13 e 16 anos de idade, era mesclar heavy metal com a música celta e medieval. O folk metal, tão em voga mais recentemente, ainda não era realidade, mas os mineiros de Varginha estavam pensando à frente.

Em 2018, o Tuatha disponibilizou na internet a música “Your Wall Shall Fall”, trazendo a participação de Martin Walkyier. No ano seguinte, quando promovia “The Tribes of Witching Souls” (EP), excursionou ao lado dos suíços do Eluveitie, se apresentando em várias cidades brasileiras. O material, que foi lançado na Europa pelo selo Trollzorn e traz participações de Martin Walkyier, Fernanda Lira (Crypta, ex-Nervosa) e Dave Briggs (Waylander), destaca a faixa “Warrior Queen”, uma homenagem às mulheres.

O mais recente álbum de estúdio, “In Nomine Éireann” (2020), que significa algo como “Em nome da Irlanda”, é uma espécie de tributo à cultura e à música que tanto inspirou o Tuatha. O material, que conta com a participação de diversos artistas de renome internacional como John Doyle (Solas), Keith Fay (Cruachan), Marc Gunn (Brobdingnagian Bards) e outros, conta com oito versões de músicas tradicionais irlandesas e duas inéditas. Embora se trate de música tradicional, o material foi reelaborado e ressignificado para os tempos atuais de canções criadas há séculos sob um contexto de opressão colonial, tirania e abusos, temas muito caros à contemporaneidade.

Já em 2021, com o incontestável título de “pioneiro do folk metal brasileiro”, o grupo lançou sua primeira antologia em CD, “…of Trovas and Spells”, reunindo faixas que contemplam os sete álbuns da carreira e foram escolhidas pelos fãs e pelos músicos. São 16 faixas que apresentam as diferentes facetas do Tuatha de Danann em seus mais de 25 anos de história, que também serão representadas por um show vibrante e energético na versão brasileira do “Summer Breeze”.

A Tuatha de Danann se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 29 de abril, sábado, no exclusivo Waves Stage

Bittencourt Project

Foto: Leandro Pena

O Bittencourt Project é o projeto de Rafael Bittencourt, fundador e guitarrista da mundialmente renomada banda de power metal Angra. O projeto, no entanto, é mais rock do que heavy metal, fundindo diferentes vertentes do rock com a música brasileira, música clássica e outros estilos de uma maneira original. Assim, consegue agradar uma boa parte dos fãs do Angra, mas também seguidores de outras tendências, facilitando sua inclusão em circuitos e projetos culturais.

Ao longo dos anos, Bittencourt vinha colecionando ideias consideradas “especiais” e composições que não se enquadram no formato de sua banda principal. Em 2008, com a ajuda de amigos músicos veio a oportunidade de gravar algumas delas e assim nasceu “Brainworms I”.

Com forte influência do rock progressivo de Pink Floyd, Rush e Genesis, o Bittencourt Project propõe a mescla com a música regional brasileira, música erudita, ritmos latinos e Raul Seixas, um de seus grandes heróis na música. O objetivo é aproximar o rock do público geral, utilizando melodias e elementos de fácil aceitação dentro de estruturas relativamente sofisticadas. E ainda mostrar ao público amante de heavy metal que o rock pode ser sofisticado no desenvolvimento das ideias, não apenas nos detalhes, deixando em segundo plano a velocidade das notas, a intensidade dos arranjos e a virtuose dos músicos.

Rafael Bittencourt já se consagrou como um dos mais importantes representantes do metal brasileiro no mundo. Bacharel em Composição e Regência em 1996, possui uma extensa discografia, discos de ouro dentro e fora do Brasil e é o compositor de alguns dos hinos da era moderna do heavy metal, que há anos inspiram uma plateia eclética e motivam muitos músicos aspirantes a se aperfeiçoar em seus instrumentos.

Bittencourt Project se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 30 de abril, domingo, no exclusivo Waves Stage

Sinistra

A Sinistra é um supergrupo brasileiro formado em São Paulo, em 2018, pelos músicos Nando Fernandes, Edu Ardanuy, Luis Mariutti e Rafael Rosa. Sua proposta musical transita entre o rock clássico e o heavy metal, com letras totalmente cantadas em português. Sendo integrantes ou ex-integrantes de algumas das maiores bandas de rock e heavy metal do brasil, a formação da Sinistra despertou a curiosidade dos fãs da música pesada de imediato.  

A trajetória da Sinistra começou a partir de ideias e interesses em comum de Nando e Edu, que sempre comentavam em seus encontros casuais ou em turnê, sobre ter uma banda juntos. em uma visita de Edu ao estúdio de Nando, surgiram as ideias iniciais do que hoje são as músicas “Santa Inquisição” e “Umbral”, e assim a Sinistra começou a tomar forma. o nome da banda também surgiu nesse mesmo encontro, carregando o peso e a atmosfera exatos da proposta musical de ambos.  

Quando o processo estava praticamente finalizado, com todas as demos já gravadas, Nando sugeriu o nome do Luis Mariutti para o posto de baixista, já que o mesmo tinha todas as características necessárias para ocupar a vaga. por indicação do próprio Luis Mariutti, Rafael Rosa ocupou o posto de baterista da banda, e a formação que iria registrar o primeiro álbum da banda estava estabelecida.  

Os primeiros lançamentos da banda vieram na forma de singles e videoclipes, mas a pandemia e os projetos paralelos dos integrantes da Sinistra adiaram o lançamento do álbum de estreia da banda até o final de 2022, quando finalmente o debut “Sinistra” veio a público.

Sinistra se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 30 de abril, domingo, no exclusivo Waves Stage.

MMA Experience Trio

Trio formado pelos experientes músicos Felipe Andreoli (Angra), Marcelo Barbosa (Angra) e Mike Manda (Republica), este projeto tem como foco apresentar uma diversidade musical dos seus integrantes em contextos sonoros diferentes de seus trabalhos usuais. A ideia do grupo é transmitir a capacidade técnica individual em performances inusitadas e timbres ousados para seus fãs.

Trabalho recente incentivando pelas marcas patrocinadoras dos músicos, o intuito é de levar muita energia ao palco, diversão e informação. No final, trata-se de uma live jam session relativamente organizada. Ou seja, nunca um show será igual ao outro!

O MMA Experience Trio se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 29 de abril, sábado, no exclusivo Waves Stage.

Ingressos à venda na plataforma Ticket 360 pelo link: https://www.ticket360.com.br/summerbreeze

Ponto Físico de venda sem taxa de conveniência – Bilheteria Ticket360
Avenida Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-100

Para mais pontos de venda físico (com taxa de conveniência) – www.ticket360.com.br

Mais informações sobre o festival em https://summerbreezebrasil.com/

Summer Breeze Brasil: line-up e informações