Evergrey

Não muito tempo atrás, o Evergrey estava quase morto. Sim, uma das maiores bandas de metal da Suécia quase chegou ao fim. Essa não foi uma decisão que o vocalista e guitarrista Tom S. Englund passou horas ou semanas remoendo, mas após o lançamento de Glorious Collision, em 2011, ele se sentiu cada vez menos inspirado para continuar. Talvez fosse pela separação da banda em 2010 – com a saída amigável de Henrik Danhage (guitarrista), Jonas Ekdahl (baterista) e Jari Kainulainen (baixo) – ou talvez o lado dos negócios da música esfriaram as coisas, mas Englund havia considerado seriamente jogar a toalha. O destino tinha outros planos, no entanto, e ele se viu trabalhando lado a lado com seus antigos companheiros de banda em circunstâncias além de seu controle. O resultado final daquela colaboração não planejada, que deveria ser temporária, foi um Evergrey com as energias retomadas, criando Hymns for the Broken, indiscutivelmente, o mais poderoso álbum da banda em 16 anos de carreira.

“Nós precisávamos de um baterista substituto para alguns shows que já estavam marcados, porque Hannes [Van Dahl] havia entrado para o Sabaton, então, naturalmente, eu liguei para o Jonas para ver se ele estava disponível. Também precisávamos de um segundo guitarrista, então perguntei a Henrik e ele estava de acordo. Enquanto fazíamos esses shows, percebemos que estávamos nos divertindo com a música de novo”, explica Englund.

“Eu diria que a volta dos caras salvou o Evergrey, porque eu não estava 100% afim de fazer um álbum”, admite o vocalista. “E eu fiquei impressionado. A banda soa faminta, o álbum está demais, e eu posso dizer que não há sequer uma música fraca nele. Eu gosto muito do disco, o que é estranho, pois, normalmente, eu fico muito cansado da música após trabalhar em um álbum por tanto tempo. Honestamente, eu nunca me senti tão próximo da música como me sinto com Hymns for the Broken, porque tudo está lá. É exatamente o que eu tinha de visão para esse álbum. Normalmente você tem 80% dela, mas esse está 100% como queríamos”, diz.

O produtor Jacob Hansen (Volbeat, Amaranthe, Primal Fear) mixou o disco, e é considerado por Englund o melhor profissional para este trabalho. De acordo com Tom, Hansen soube instintivamente o que a banda queria com as novas músicas. Trabalhando a partir de demos originais, “ele fez as músicas soarem 100 vezes melhor”.

Hymns for the Broken será lançado em setembro e contará com a seguinte track list:
01. The AwakeningEvergrey_Hymns for the broken
02. King Of Errors
03. A New Dawn
04. Wake A Change
05. Archaic Rage
06. Barricades
07. Black Undertow
08. The Fire
09. Hymns For The Broken
10. Missing You
11. A Grand Collapse
12. The Aftermath

O Evergrey atualmente é formado por: Tom S. Englund (guitarra, vocal), Rikard Zander (teclado), Johan Niemann (baixo), Henrik Danhage (guitarra) e Jonas Ekdahl. Nesta semana, a banda divulgou o primeiro videoclipe do álbum. Confira o trabalho feito para a faixa King of Errors.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Pmmh69G-pt0]

Fonte: Blabbermouth

Escrito por

Renata Santos

Sou formada em jornalismo e colaboro com sites de música há quase dez anos. Integro a equipe do Portal do Inferno desde 2011.