Por: (Arte Metal)

O atual Accept merecia um lançamento desses, afinal trata-se da melhor formação de uma banda clássica de Heavy Metal da atualidade, doa a quem doer, goste ou não. Desde a entrada de Mark Tornillo, o resgate do nome Accept se tornou evidente com lançamentos como Blood Of The Nations (2010), Stalingrad: Brothers in Death (2012) e Blind Rage (2014).

Quem foi aos shows da banda e tem acompanhado essa fase de perto sabe que é real, tanto que os discos mencionados já geraram clássicos da banda que talvez não surgiam desde de Russian Roulette (1986). Ok, a banda gravou bons discos depois disso, mas a carreira solo do ex-vocalista Udo Dirkschneider supria mais a ausência de vigor da banda do que o próprio Accept.

Esse trabalho, que no lançamento nacional (via Shinigami Records) traz CD duplo e um DVD, coroa essa fase da banda que deve durar mais um bom tempo ainda. A produção do trabalho beira a perfeição em um material que equilibra as fases da banda e teve cuidado tanto da parte sonora quanto nas filmagens.

Falando primeiramente dos CD’s fica o destaque de como a banda conseguiu equilibrar bem seu repertório. Claro que sempre falta algo, mas é impossível numa discografia tão rica e com três álbuns recentes excelentes conseguir colocar tudo de primordial que a banda criou até então.

O disco Blind Rage ganhou atenção especial, afinal tratava-se da turnê de sua divulgação e é importante destacar como as novas músicas (de todos os álbuns com Tornillo) já soam clássicas e se familiarizaram com os fãs da banda. Músicas como Stampede (que abre o show), Stalingrad, The Curse, Final Journey e Teutonic Terror soam tão bem como os medalhões compostos pela banda nos anos 80.

Mas, como dito antes, o repertório conseguiu a proeza de contar bem a história da banda. Músicas infalíveis como Losers and Winners, Midnight Mover, Restless and Wild, Metal Heart e Balls To The Wall estão ali, emocionando qualquer um que saiba o significado do Heavy Metal em sua essência.

É interessante notar a presença de composições como Starlight e Son of A Bitch que antecederam a fase ‘mainstream’ do grupo, mesmo Breaker (1981) sendo um álbum sensacional. Destaque para a qualidade sonora, os timbres e performances de Tornillo (que aniquila a saudade de Udo) e Wolf Hoffmann, talvez o maior guitarrista de Metal puro em atividade. O mais legal é saber que o show dos caras atualmente beira essa perfeição mesmo.

No DVD um repertório mais resumido que consegue também mostrar toda essa essência da banda e uma presença de palco simples, mas contagiante e que deixa mais a música falar por si só. Tudo com uma qualidade de áudio e vídeo de alta resolução, além de captações com várias câmeras, dando ângulos privilegiados e proporcionando uma apreciação única.

Shadows Soldiers e a mega clássica Princess of The Dawn dão as caras, sendo as únicas exclusivas do DVD. O vídeo foi dirigido e editado por Bernhard Baran com mixagem feita pelo renomado Andy Sneap (Arch Enemy, Exodus e muitos outros). O livreto do trabalho traz fotos belíssimas da tour, em alta resolução e só enriquece o trabalho que é um dos melhores do ano em todo seguimento. O Accept reina.

Accept

Nota: 9,5

Tracklist:

Disc 1 (CD)

  1. Stampede
  2. Stalingrad
  3. Hellfire
  4. London Leatherboys
  5. Living for Tonite
  6. 200 Years
  7. Demon’s Night
  8. Dying Breed
  9. Final Journey
  10. From the Ashes We Rise
  11. Losers and Winners
  12. No Shelter
  13. Shadow Soldiers
  14. Midnight Mover

Disc 2 (CD)

  1. Starlight
  2. Restless and Wild
  3. Son of a Bitch
  4. Pandemic
  5. Dark Side of My Heart
  6. The Curse
  7. Flash Rockin’ Man
  8. Bulletproof
  9. Fall of the Empire
  10. Fast as a Shark
  11. Metal Heart
  12. Teutonic Terror
  13. Balls to the Wall

Disc 3 (DVD) – Live at Bang Your Head 2015

  1. Stampede
  2. Stalingrad
  3. London Leatherboys
  4. Restless and Wild
  5. Dying Breed
  6. Final Journey
  7. Shadow Soldiers
  8. Losers and Winners
  9. 200 Years
  10. Midnight Mover
  11. No Shelter
  12. Princess of the Dawn
  13. Dark Side of My Heart
  14. Pandemic
  15. Fast as a Shark
  16. Metal Heart
  17. Teutonic Terror
  18. Balls to the Wall

Links sobre a banda:

Site / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.