Por: (Arte Metal)

Não é novidade nenhuma a relação do Rock e Heavy Metal com a música clássica, assim como as influências do ACCEPT com o estilo, principalmente na figura do guitarrista e principal mentor da banda WOLF HOFFMANN.

Pois bem, mesmo com essa aproximação e anos de estrada, a banda alemã ainda não havia mergulhado tão fundo como neste novo trabalho ao vivo registrado em DVD e CD, onde mostra sua apresentação no WACKEN OPEN AIR de 2017 ao lado da Orquestra Sinfônica da República Tcheca.

Claro que muitos puderam apreciar este show via streaming na época, mas o registro que temos aqui é praticamente impecável e exclusivo nos termos de captação visual (câmeras estratégicas por todos os ângulos e de qualidade altíssima de imagem), além da habitual e primorosa qualidade sonora que o ACCEPT apresenta em seus shows. Para quem já viu a banda ao vivo, sabe do que se trata e quem não teve a oportunidade é isso mesmo que se houve do outro lado da tela.

A apresentação, além de contar com a habitual presença entusiasmada da banda, deu a sorte de acontecer em pleno crepúsculo alemão, o que embelezou ainda mais visualmente o set. Foi dividida em três partes, sendo a primeira uma aula de Metal abrangendo, além da clássica Restless and Wild, quatro faixas da nova fase da banda, que teve início lá em 2010. Aliás, quem diria que o ACCEPT retornaria tão poderoso assim das cinzas e gravasse quatro álbuns muito acima da média, não?

Pois então ouvindo Die By The Sword, Koolaid, Pandemic e Final Journey, tendo a sensação que estamos ouvindo clássicos, lembrando que são todas desta nova fase, é de se embasbacar. Dispenso falar da performance dos músicos, que é intensa, lembrando que este foi o último trabalho com o clássico baixista PETER BALTES.

A segunda parte traz todo o protagonismo de Hoffman, que ao lado dos músicos Melo Mafali (teclado), Phillip Shouse (guitarra), Daniel Silvestri (baixo) e do também baterista do ACCEPT Christopher Williams, além da já mencionada Orquestra, apresenta seis faixas do disco “Headbangers Symphony”, lançado em 2016.

Apresentação interessante, mostrando inclusive a felicidade e surpresa também dos músicos da orquestra tcheca ao se apresentarem num espaço diferente, tocando uma música diferente. Mas, parece que a ansiedade por mais coisas do ACCEPT bate à porta assim que a terceira faixa, a ótima e extra no lançamento oficial Romeo and Juliet, começa a tocar.

No entanto, a terceira parte do show, que era a novidade na apresentação traz o ACCEPT de volta, lembrando que na segunda guitarra está UWE LULLIS, e já de cara Princess Of The Dawn mostra o que o público queria. É muito legal e importante ressaltar, que a orquestra adicionou muito e caminha com a banda, o que deu errado em outros lançamentos/shows do tipo, que nem é preciso mencionar.

Outras faixas de destaque (na verdade todas chamam atenção) ficam por conta de Breaker, onde MIKE TORNILLO mostra que é definitivamente o cara ideal para a banda, Metal Heart, é lógico, além do final apoteótico para Balls To The Wall. Quase nove minutos de making of dos ensaios para o show no Wacken, além de pouco mais de oito minutos também de making of para o show do “Headbangers Symphony” são os bônus, pena que sem legenda.

2 CD’s com todas as faixas do DVD também completam o trabalho, que é praticamente quase um box e um verdadeiro deleito para fãs de ACCEPT, Heavy Metal e boa música. Tudo embalado num digipak todo luxuoso com direito a encarte cheio de fotos. Um imenso e obrigatório lançamento.

Accept - Symphonic Terror - Live at Wacken 2017

Nota: 9,0

Tracklist:

Disc 1 (Blu-ray)

  1. Die by the Sword
  2. Restless and Wild
  3. Koolaid
  4. Pandemic
  5. Final Journey
  6. Night On Bald Mountain
  7. Scherzo
  8. Romeo and Juliet
  9. Pathétique
  10. Fouble Cello Concerto in G Minor
  11. Symphony No. 40 in G Minor
  12. Princess of the Dawn
  13. Stalingrad
  14. Dark Side of My Heart
  15. Breaker
  16. Shadow Soldiers
  17. Dying Breed
  18. Fast as a Shark
  19. Metal Heart
  20. Teutonic Terror
  21. Balls to the Wall
  22. Making of: Wacken
  23. Making of: Headbanger’s Symphony

02:00:09

Disc 2 (CD)

  1. Die by the Sword
  2. Restless and Wild
  3. Koolaid
  4. Pandemic
  5. Final Journey
  6. Night On Bald Mountain
  7. Scherzo
  8. Romeo and Juliet
  9. Pathétique
  10. Double Cello Concerto in G Minor
  11. Symphony No. 40 in G Minor

Disc 3 (CD)

  1. Princess of the Dawn
  2. Stalingrad
  3. Dark Side of My Heart
  4. Breaker
  5. Shadow Soldiers
  6. Dying Breed
  7. Fast as a Shark
  8. Metal Heart
  9. Teutonic Terror
  10. Balls to the Wall

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.