Por: (Arte Metal)

A versatilidade do CORROSION OF CONFORMITY permitiu que a banda soasse característica com todos vocalistas que passaram pelo grupo, e foram mais que cinco. Isso nunca abalou as estruturas do grupo, pelo contrário, aumentou a sua gama de fãs e expandiu ainda mais o leque de sua sonoridade.

Porém, é inegável que o auge criativo da banda teve como ‘frontman’ o guitarrista e vocalista PEPPER KEENAN, que retornou ao grupo após 13 anos e registrou este ótimo “No Cross No Crown”, décimo de estúdio do grupo, que não é muito acostumado a lançar ‘fulls’ nesses mais de 35 anos de carreira.

Promissores de um Crossover que envolve o Sludge, o Southern Rock e o Stoner Metal, o COC traz em seu novo trabalho algo que gira em torno de sombras e fumaças, e continua mostrando a inegável influência da banda pelo BLACK SABBATH da segunda metade da década de setenta.

Isso já fica evidente na primeira faixa, The Luddite, que traz os riffs típicos. O legal da banda da Carolina do Norte, é que mesmo tendo total referência, soam característicos e fácil de ser identificado, fator que marcou o COC. E isso se fortalece em meio a interlúdios psicóticos em faixas como Wolf Named Crow, a ‘rocker’ Little Man (que levada e que trampo de guitarras) e a grudenta Forgive Me.

Claro que o disco como um todo mantém um equilíbrio típico da banda, mas podemos também destacar composições como E.L.M. que destaca o principal elemento da banda neste disco, o excelente trabalho de guitarras, tantos nas bases maciças, quanto nos solos de ótimo bom gosto e que hipnotizam se bem compreendidos.

Enfim, “No Cross No Crown” é um disco típico do CORROSION OF CONFORMITY e dos bons, que ainda conta com uma produção primorosa de John Custer. A versão nacional vem completa e é contemplada com um cover instigante de Son and Daughter do QUEEN. Pode ir sem medo.

Corrosion of Conformity - No Cross No Crown

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Novus Deus
  2. The Luddite
  3. Cast the First Stone
  4. No Cross
  5. Wolf Named Crow
  6. Little Man
  7. Matre’s Diem
  8. Forgive Me
  9. Nothing Left to Say
  10. Sacred Isolation
  11. Old Disaster
  12. E.L.M.
  13. No Cross No Crown
  14. A Quest to Believe (A Call to the Void)
  15. Son and Daughter (Queen cover)

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.