Por: (Arte Metal)

Alguns dirão que é exagero, outros dirão que é clichê, já este que vos escreve diz que o CRADLE OF FILTH não grava um álbum beirando a perfeição desde “Midian” (2000), talvez desde “Nymphetamine” (2004).

Isso não quer dizer que a banda só gravou coisa ruim de lá pra cá, pelo contrário, nunca gravaram algo ruim, mas ultimamente a banda cumpria com a obrigação de fazer bons álbuns, afinal o talento de seu líder, DANI FILHT, é inegável.

Eis que chega este “Cryptoriana – The Seductiveness of Decay” e os caras pegam todos de surpresa, afinal esperávamos mais um cumpridor de tabela. Um disco excelente, bem composto, com temática cativante, as principais características da banda mantidas e, o melhor, com uma energia diferente, com vontade e garra.

Começando pelo que há de melhor nos destaques individuais, o trabalho de guitarras é soberbo! Ashok e Rich Shaw fazem um trabalho intenso desde o mar de riffs, que dão bases intensas às composições, até solos bem desenvolvidos e oportunos, sem exageros. Talvez esse seja o trabalho da banda onde o instrumento esteja mais evidente.

Outro fator importante são os arranjos ricos, típico do CRADLE OF FILHT, soarem condizentes com uma objetividade impressionante. Isto é, a banda não cansa o ouvinte e consegue transmitir sua mensagem perfeitamente. Enfim, “Cryptoriana – The Seductiveness of Decay” é um disco direto, apesar de tudo, aliás, até visceral se guardadas devidas às proporções.

A morte e o sobrenatural, paixões dos seres humanos na era Vitoriana (época abordada no disco), servem como temáticas e se encaixam perfeitamente com a proposta. Tudo narrado por um Dani versátil e mantendo suas características da melhor forma possível (aliás, com a gana de um iniciante aqui).

A produção geral de Scott Atkins dispensa comentários, pois é mais uma que beira à perfeição, sendo que a obra de arte totalmente de acordo com a proposta é de Arthur Berzinsh. O tracklist é excelente e a versão ainda traz duas bônus, incluindo um cover ótimo de Alison In Hell, do ANNIHILATOR.

Cradle of Filth - Cryptoriana - The Seductiveness of Decay

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. Exquisite Torments Await…
  2. Heartbreak and Seance
  3. Achingly Beautiful
  4. Wester Vespertine
  5. The Seductiveness of Decay
  6. Vengeful Spirit
  7. You Will Know the Lion by His Claw
  8. Death and the Maiden
  9. The Night at Catafalque Manor
  10. Alison Hell (Annihilator cover)

Links sobre a banda:

Facebook

Site

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.