Por: (Arte Metal)

Desde que lançaram o single Thorns of Shadows em 2008, os cariocas da Dark Tower sempre trabalharam com cuidado e sem muita pressa. Pra se ter uma ideia, o primeiro ‘full-lenght’ saiu sete anos após a fundação da banda, decisão sabida, afinal …of Chaos and Ascension (2013) abalou as estruturas do underground e marcou território.

Três anos de silêncio depois – aparecendo somente nos shows e sem dar muito indícios do que vinha produzindo – a banda lança seu segundo trabalho. Intitulado Eight Spears, o disco chega para provar de vez que a fúria e talento demonstrados no primeiro trabalho não eram momentâneos.

Mantendo as características da banda em mesclar o Black e o Death Metal, o novo disco é cheio de particularidades em relação ao seu antecessor. Menos melódico e mais visceral, o trabalho mostra uma dose extra de agressividade e consegue soar atemporal mesmo trazendo influências enraizadas e outras mais atuais.

As orquestrações aqui aparecem mais timidamente, enquanto o instrumental recheado de riffs caóticos e versáteis prevalecem mais cru, porém com uma produção primorosa e moderna. Os solos bem encaixados dão ainda mais qualidade ao trabalho. A cozinha mostra uma pegada intensa e mantém o clima apocalíptico que a banda sempre primou.

O vocalista Flávio Gonçalves, que já mostrava versatilidade nos lançamentos anteriores, mostra ainda mais aprimoramento em suas linhas e transita entre urros e berros com mais naturalidade. O agora baixista Rodolfo Ferreira continua encaixando bem sua voz limpa, modernizando o som do grupo e apoiando com os ‘backings’.

Eight Spears ainda conta com participações especiais de Felipe Eregion (Unearthly), Guilherme Sevens (Painside), Pedrito Hildebrando (Vociferatus) e Rodrigo Garm (Pagan Throne), o que só enriquece o trabalho. Destaque para as faixas Destroy the House of Ha’shem, On Darkest Wings, Haeretic e Blood Harvest que possuem uma intensidade que mexe com os brios já na primeira audição.

Dark Tower - Eight Spears

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. Eight Paths – Initiation
  2. Destroy the House of Ha’shem
  3. Burn the Pyre
  4. The Legion Marches On
  5. Nameless Servants of Damnation
  6. On Darkest Wings
  7. Haeretic
  8. Eight Spears
  9. Blood Harvest

Links sobre a banda:

Facebook / Soundcloud

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.