Por: (Arte Metal)

Os britânicos do DRAGONFORCE chegam ao seu terceiro disco e o que os ‘haters’ da banda esperavam pode ir por água abaixo. Sim, afinal, o grupo possui fãs fieis e os que a odeiam, devido à fórmula um tanto quanto desgastada do Power Metal com excesso de velocidade e bumbo duplo, o que o DRAGONFORCE sabe fazer com maestria.

E o por que dessa introdução de texto tão tensa? Por que, a banda surpreende aqui. Sim, o DRAGONFORCE buscou ser mais versátil e conseguiu atingir um resultado que só tem como conquistar mais fãs. Afinal de contas, mesmo ousando um pouco mais, a banda mantém as características em vários aspectos, o que é importante pra quem é fã da banda. Mérito dos principais compositores, Frédéric Leclercq (baixo, SINSAENUM) e do guitarrista Sam Totman.

O começo com as faixas “Ashes of the Dawn” e “Judgment Day” provam isso, pois soa velozes, grudentas e com a agressividade em dia. Isso segue sem surpresas até metade do disco, pois depois, além de tirar o pé, a banda adota linhas típicas do Prog Metal e também do Hard Rock, mas de uma forma em que não percam sua identidade. Ouçam a faixa “The Edge of the World” e confirmem isso, afinal, na opinião deste que vos escreves, é uma das melhores músicas da banda em tempos.

A música traz um ritmo mais cadenciado, bases sólidas de guitarras (porém com timbres fieis à banda) e conta até com vocal gutural. Aliás, Marc Hudson faz o seu melhor trabalho como cantor até então. E essa agressividade extra ainda aparece em outras composições como “War. A versão nacional ainda vem em digipak com dois bônus e um cover para “Evil Dead” do DEATH! Isso mesmo, cover do DEATH e com roupagem de DRAGONFORCE, o que ficou bem interessante.

Mas, ainda não acabou, afinal aqui no Brasil o trabalho foi lançado com um DVD de bônus, gravado ao vivo na Polônia e que traz uma apresentação bem bacana da banda. São só três músicas exibidas em uma filmagem profissional convencional e depois as mesmas canções/apresentação disponível em multi ângulos. Isto é, tem bônus dentro do bônus. Imperdível.

Nota: 9,0

 

Tracklist:

Disc 1 (CD)

  1. Reaching into Infinity
  2. Ashes of the Dawn
  3. Judgement Day
  4. Astral Empire
  5. Curse of Darkness
  6. Silence
  7. Midnight Madness
  8. War!
  9. Land of Shattered Dreams
  10. The Edge of the World
  11. Our Final Stand
  12. Hatred and Revenge
  13. Evil Dead (Death cover)

Disc 2 (DVD)

  1. Holding On (Live in Multi-angles)
  2. Heroes of Our Time (Live in Multi-angles)
  3. Operation Ground and Pound (Live in Multi-angles)

Links sobre a banda:

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.