Por: (Arte Metal)
Este é o primeiro trabalho do guitarrista carioca Eduardo Lira e o músico conseguiu fazer algo agradável, mesmo que no âmbito instrumental, que sempre atrai mais o público estudioso do instrumento e/ou servem muitas vezes como material didático.
Este The First Concept Project mostra que é possível apreciar a música instrumental e a técnica sem outras pretensões que não seja o prazer em ouvi-las. Mesmo o disco contendo um teor focado nas guitarras, Eduardo conseguiu impor bastante o conjunto da obra, com composições interessantes.
Após a intro, a primeira faixa de fato, The Edge Part 2 – A Path To Enlightenment, assusta um pouco. Não, não se trata de música ruim, mas de algo clichê e que mostra de forma exacerbada a junção de técnica e velocidade, além de malabarismos. Ainda bem que o disco não continua apenas assim e soa bem versátil, o que pode ser conferido em faixas como Enjoyment e Requiem For a Dream.
Outro ponto forte a se mencionar e que enriquece o disco é a objetividade das músicas que não são longas e ganham ponto, principalmente dos não músicos que muitas vezes se cansam por falta de vocais. O disco conta ainda com algumas participações especiais de tirar o chapéu, tais como Felipe Andreoli (Angra) e Andria Busic (Busic, ex-Dr. Sin)
A belíssima arte da capa ficou a cargo do renomado artista Gustavo Sazes (Almah, Arch Enemy, Kamelot). A produção do trabalho é de qualidade, dando mais ‘punch’ ao disco, que no final das contas soa bem acima da média. Vale e muito a pena dar uma conferida, belo trabalho.
Nota: 8,0
Links sobre a banda