Por: (Arte Metal)

Os suíços do ELUVEITIE passaram por uma grande reformulação, já que a vocalista Anna Murphy, Merlin Sutter (bateria) e o guitarrista Ivo Henzi saíram do grupo e formaram o CELLAR DARLING. Seus substitutos foram Fabienne Erni (voz), Alain Ackermann (bateria) e Jonas Wolf (guitarra).

E com este novo time, completado por Chrigel Glanzmann (vocal, flautas, bandolin, gaita), Kay Brem (baixo), Rafael Salzmann (guitarra), Nicole Ansperger (violino), Matteo Sisti (gaita de fole) e Michalina Malisz (hurdy gurdy), a banda chega à segunda parte de “Evocation” oito anos após a primeira.

Para quem conhece a saga, trata-se de um disco acústico, uma verdadeira referência à música Folk celta, portanto não há elementos de peso como guitarras e/ou guturais (algumas leves incursões como backing vocals), o que não deixa de fazer do disco uma obra prima do Heavy Metal.

Afinal, temos a intensidade do estilo aliada a belíssimos elementos da música tradicional dos povos celtas, trazendo um ar dançante, porém sisudo e melancólico em certos momentos. Cantado em gaélico, típica língua dos celtas, o disco traz em suas vocalizações, narrações, sussurros e cantigas, tudo com uma ótima interpretação de Fabienne, que foi uma substituta a altura de Anna.

O instrumental é um show à parte, afinal, a violino, hurdy gurdy, flautas e gaitas, acompanham violões, baixo e bateria com uma riqueza impressionante, levando o ouvinte a uma verdadeira viagem no tempo. Por fim, “Evocation II – Pantheon” é um disco que deve ser ouvir por inteiro, pois a sensação que o mesmo proporciona é única.

Eluveitie - Evocation II - Pantheon

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Dureððu
  2. Epona
  3. Svcellos II (Sequel)
  4. Nantosvelta
  5. Tovtatis
  6. Lvgvs
  7. Grannos
  8. Cernvnnos
  9. Catvrix
  10. Artio
  11. Aventia
  12. Ogmios
  13. Esvs
  14. Antvmnos
  15. Tarvos II (Sequel)
  16. Belenos
  17. Taranis
  18. Nemeton

Links sobre a banda: 

Facebook

Site

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.