Por: (Arte Metal)

“Forward Into Battle” pode ser considerado um dos pioneiros discos de Crossover da história, já que o ENGLISH DOGS pode ser considerado até hoje uma banda Punk, mas que faz Metal. Isso mesmo, os caras apostavam até no visual Punk, mas sempre tiveram o Metal em suas veias.

Até mesmo no debut “Invasion of the Porky Men” (1984), onde a batida Punk aparece intensa, já se notava resquícios do Heavy Metal em suas fileiras. Junto com “Dealing with It!” do D.R.I., seguido por “Descanse em Paz” (1986) do RATOS DE PORÃO, temos a trinca que fundiu Metal com Punk/Hardcore e uniu gregos e troianos (nem tanto na época).

A sonoridade suja, com guitarras de timbres ‘magros’ e riffs velozes, cozinha direta e rápida sem muita variação, mas quebradas e viradas bruscas, além de vocais rasgados, forjavam o que seria essa mescla tão cultuada até os dias de hoje. Sem muito segredo, mas sempre imponente e com o feeling que só bandas clássicas como o ENGLISH DOGS conseguia imperara.

A melodia aparecera como elemento surpresa e com solos simples de guitarra, mas sempre bem encaixados e com tons desafinados em alguns momentos, dava cara de clássico para faixas como The Final Conquest, Ordeal by Fire (essa bem Metal tradicional) e He That Is Bound, Shall Be Freed.

A veia Punk claro que estava presente e pode ser sentida em músicas mais diretas e ‘mal-educadas’ como False Prophet e Wall of Steel. Depois deste disco, nomes como NUCLEAR ASSAULT, CRYPTIC SLAUGHTER e M.O.D. (que ajudaram a moldar o estilo) jorraram nos porões do underground e uniu de vez Punks e Headbangers. A versão nacional traz no encarte um belíssimo pôster reproduzindo a restaurada linda arte da capa.

English Dogs - Forward into Battle

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Forward into Battle
  2. The Final Conquest
  3. Ultimate Sacrifice
  4. Ordeal by Fire
  5. False Prophet
  6. Wall of Steel
  7. Nosferatu
  8. He That Is Bound, Shall Be Freed
  9. Five Days to Death
  10. Brainstorm

Link sobre a banda: 

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.