Por: (Arte Metal)

O FOLKODIA é o que podemos chamar de uma ‘Folk Opera’ que foi criada pelo flautista e vocalista lituano Ruslanas Danisevskis, também conhecido como Metfolvik, falecido em 2013 de câncer. As letras são de Marios Koutsoukos, letrista e arranjador, parceiro de Metfolvik no FOLKEARTH.

Este é o sétimo disco do projeto que traz músicos da Europa e Argentina em um misto bem interessante, focado obviamente no Folk e Viking Metal. Esse disco, que ainda conta com participação de Danieviskis (Metfolvik), foi o único a ser lançado durante uma grande pausa e traz a banda em certa evolução.

O disco é forte e deixa-se influenciar pelo Folk Metal praticado nos países do leste europeu. Isto é, junta muito peso, agressividade, dinamismo a arranjos de flauta, acordeom e violino. O único pormenor são exatamente estes arranjos que aparecem tímidos, mas não em sua execução e sim na produção.

As vocalizações são bem feitas, com duetos limpos e bastante guturais, ainda incluindo passagens líricas femininas de apoio, mostrando uma sonoridade rica e bem incrementada. O disco também conta com fortes bases de guitarras, o que trará interesse aos fãs de Metal extremo, assim como uma cozinha com uma boa pegada.

Participam deste trabalho Michaël Fiori “Saga” (vocal/guitarra/baixo), Hildr Valkyrie (vocal), Dennis Schwachhofer (bateria), Elisabeth Wiesner (violino), Metfolvik (vocal), Gianluca Tamburini (baixo/guitarra), Emily Cooper (soprano), Juan Pablo “Juskko” Churruarin (acordeon), Anaïs Chevallier (vocal).

Preste atenção nas faixas Battle Of The Milvian Bridge, Battle Of Salamis (belo solo de guitarra e um violino intenso), Falcons over Svevia, Hussar Angels e Pytheas in Thule, para se ter uma ideia da riqueza das composições do trabalho. Dinâmico e prazeroso de ouvir, sem ser engraçadinho.

Folkodia - Battle of the Milvian Bridge

Nota: 8,0

Tracklist:

  1. Battle of the Milvian Bridge
  2. The Maiden of Lorraine
  3. Massada Burns
  4. Battle of Salamis
  5. Falcons over Svevia
  6. Hussar Angels
  7. Pytheas in Thule
  8. Sigillum Militum Xpisti
  9. Journey into Darkness
  10. Red Rubicon

Link sobre a banda:

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.