Por: (Arte Metal)

Mais um relançamento da saga ‘Aniversary Edition – 25 Years of Heavy Metal From Hamburg’, que a earMUSIC tem lançado e a gravadora nacional Shinigami Records licencia para o Brasil. Insanity and Genius encerra, de forma magistral, a primeira fase do Gamma Ray e de Ralf Scheepers na banda.

Com o nome já consolidado à época, a banda manteve sua sonoridade focada no Power/Metal tradicional e trazia composições sólidas, sendo que algumas viraram clássicos eternos, caso de Tribute to The Past, No Return e Last Before The Storm que formam uma potente trinca inicial.

Com uma produção muito acima da média para aqueles tempos (23 anos atrás), os timbres beiram a perfeição, principalmente das guitarras de Kai Hansen e Dirk Schlächter, este último que integra a banda até hoje. Ainda tinha uma cozinha consistente com o baixista Jan Rubach trazendo linhas potentes e o jovem baterista (a época) Thomas Nack sendo preciso e com uma pegada empolgante.

Scheepers talvez tenha tido a sua melhor performance na banda em “Insanity and Genius”, que é um dos melhores discos gravados até hoje pelo vocalista. Seu vocal se mostra equilibrado e na medida, o que fica provado em faixas como The Cave Principle e Gamma Ray.

Esse relançamento ainda vem com um CD bônus contendo gravações ao vivo em estúdio, demos, remixes e o cover para Exciter do Judas Priest, que saiu no tributo à banda inglesa A Tribute To Judas Priest 2 (1996). Sem contar que ainda tem encarte com prefácio, letras, fotos da época… Material que resgata a história de uma das principais bandas do Metal alemão.

Resultado de imagem para Insanity and genius anniversary

Nota: 8,5

Links sobre a banda:

Site / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.