Por: (Arte Metal)

O HEAVATAR é uma banda encabeçada por Stefan Schmidt (vocal/guitarra) que despontou no cenário com o grupo de Metal à capela VAN CANTO. Nada bobo, o alemão chamou para seu time nada mais, nada menos que Daniel Wicke (baixo, ex-JESTER’S FUNERAL), Sebastian Scharf (guitarra, ex-FADING STARLIGHT) e o lendário baterista Jörg Michael (ex-STRATOVARIUS, ex-GRAVE DIGGER, ex-RUNNING WILD, ex-RAGE, entre outras).

Este é o segundo trabalho da banda, que dá continuidade a “Opus I – All My Kingdoms”, lançado em 2013. A sonoridade é focada num Power Metal bem agressivo, mas que se contrasta com a suavidade dos arranjos sinfônicos de teclados (nada excessivos, diga-se de passagem).

As composições do disco se baseiam em nomes clássicos da música erudita como GIACOMO PUCCINI, ANTONIO VIVALDI, FRÉDÉRIC CHOPIN e LUDWIG VAN BEETHOVEN, além de outros. Entre as composições, peças retiradas de músicas compostas por essas lendas se mesclam às linhas próprias da banda.

Pode não ser original, mas o HEAVATAR (que deve ter este nome exatamente por fazer essa mistura) consegue soar legal. De início parece algo comum, mas a cada audição, nota-se o diferencial da banda e a riqueza da sonoridade contida no disco. As faixas que mais chamam atenção são None Shall Sleep, Into Doom, Hijacked by Unicorns, The Annihilation e A Look Inside.

Os vocais de Schmidt são um show à parte com um timbre que carrega influências desde PHILL ANSELMO até ROB HALFORD, mas com sua própria naturalidade e forma de interpretar. A produção do próprio Schmidt captou uma sonoridade moderna, mas sem os excessos atuais, dando mais peso e consistência às músicas. Ótimo trabalho.

Heavatar - Opus II - The Annihilation

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. None Shall Sleep
  2. Into Doom
  3. Purpose of a Virgin Mind
  4. Hijacked by Unicorns
  5. The Annihilation
  6. Wake Up Now!
  7. A Broken Taboo
  8. An Awakening
  9. A Battle Against All Hope
  10. A Look Inside 02:46   Show lyrics
  11. Metal Daze (Manowar cover)
  12. The Look Inside (orchestral)

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.