Por: (Arte Metal)

Com título inspirado no lendário álbum ao vivo One More Form The Road (1976) da maior banda de Southern Rock da história, o Lynyrd Skynyrd, este trabalho é uma verdadeira celebração aos clássicos do grupo de Jacksonville. Não merece ser chamado de tributo por dois motivos: primeiro porque a banda está aí firme e forte, segundo porque realmente é uma celebração ao vivo com artistas que dispensam comentários.

Todos merecem ser citados, então vamos lá. Participam do CD (que é duplo, por sinal) Randy Houser, Robert Randolph & Jimmy Hall, Aaron Lewis, Blackberry Smoke, O.A.R., Cheap Trick, moe. & John Hiatt, Gov’t Mule, Warren Haynes, Jamey Johnson, Jason Isabell, Peter Frampton, Tracy Adkins, Charlie Daniells e Donnie VaZant, Alabama, Greg Allman e o próprio Lynyrd Skynyrd.

Gravado no Fox Theatre, em Atlanta (EUA) em 2014, o disco traz o melhor da nata do Country Rock, Soul, Blues, Classic Rock e Southern Rock em um repertório escolhido a dedo e com performances de tirar o chapéu. Não há um deslize sequer, todas as versões chamam atenção e depois é difícil tirar a bolachinha do toca CD.

Mas claro, sempre tem os destaques e a performance de Robert Randolph & Jimmy Hall em You Got That Right é a primeira que chama atenção. É de embasbacar como a guitarra pedal steel (deitada) de Randolph caiu como uma luva na canção e parece cantar junto com a dupla.

Don´t Ask Me No Questions é uma versão e tanta do O.A.R. sendo que o Cheap Trick faz uma interpretação bem pesada de Gimme Back My Bullets. É claro que o Gov’t Mule não iria fazer feio em Simple Man e a música que arranca ‘suor dos olhos’ de qualquer um, com a banda não foi diferente.

O ex-cabeludo Peter Frampton mantém a pegada Country Rock em Call Me The Breeze e mostra estar em ótima forma, enquanto Tracy Adkins dá o seu ‘vozerão’ para interpretar a divertida What’s Your Name. A balada Tuesday Gone recebeu uma roupagem Blues de Greg Allman que antes do Lynyrd Skynyrd fecha a celebração com chave de ouro.

Os anfitriões destroem tudo com três composições, Travelin’ Man, Free Bird e o hit mor Sweet Home Alabama. Não tem muito que falar desta glorificada apresentação, a não ser que a banda se mostra que nem vinho, quanto mais velha melhor e ainda por cima mais coesa.

Vale destacar que One More For The Fans foi lançado em DVD também, mas em separado. O repertório é idêntico ao do CD, mas o DVD traz bônus com entrevistas com a banda e, em separado, os convidados comentando as influências e os influenciados, e a relação do Lynyrd Skynyrd com o Country.

Além de um show impecável, a captação é de tirar o chapéu. Áudio de primeira linha, filmagem e edição mais do que acima da média, também fazem com que o espectador fique viciado e não queira desligar o vídeo. O momento mais especial sem dúvidas é quando Johnny Van Zant faz dueto com o falecido irmão Ronnie Van Zant (que aparece no telão), aonde fica difícil de não arrepiar. O show se encerra com a banda e todos os convidados no palco em Sweet Home Alabama.

One More For The Fans é um trabalho clássico que merece mais que uma nota, merece estar em cada estante de colecionador de Rock que se preze, afinal é memorável. E mais, ter um pacote desses em CD e DVD lançados aqui no Brasil torna-se obrigatório adquiri-lo, pois se o não fizer e for fã do grupo, o arrependimento é garantido.

918xvRCjZXL._SL1500_

Nota: 10

Tracklist:

01. Whiskey Rock-A-Roller” (performed by Randy Houser)
02. You Got That Right” (performed by Robert Randolph and Jimmy Hall)
03. Saturday Night Special” (performed by Aaron Lewis)
04. Workin’ For MCA” (performed by Blackberry Smoke)
05. Don’t Ask Me No Questions” (performed by O.A.R.)
06. Gimme Back My Bullets” (performed by Cheap Trick)
07. Simple Man” (performed by Gov’t Mule)
08. That Smell” (performed by Warren Haynes)
09. Four Walls Of Raiford” (performed by Jamey Johnson)
10. I Know A Little” (performed by Jason Isbell)
11. Call Me The Breeze” (performed by Peter Frampton)
12. What’s Your Name” (performed by Trace Adkins)
13. Down South Jukin’ (performed by Charlie Daniels and Donnie Van Zant)
14. Gimme Three Steps” (performed by Alabama)
15. Tuesday’s Gone” (performed by Gregg Allman)
16. Travelin’ Man” (performed by Lynyrd Skynyrd with Jonny and Ronnie on big screen)
17. Free Bird” (performed by Lynyrd Skynyrd)
18. Sweet Home Alabama” (performed by Lynyrd Skynyrd and the entire cast)

Links sobre a banda:

Site / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.