Por: (Arte Metal)

Este é o terceiro disco do MAYAN, banda holandesa com quase uma dezena de músicos, uma verdadeira seleção liderada por Mark Jansen (guitarrista do EPICA, ex-AFTER FOREVER, etc), aqui responsável pelos vocais principais e as orquestrações, além dos arranjos.

São nove músicos na banda, mas a parte instrumental conta com o básico. Isto é guitarra, baixo, bateria e teclado. O contingente é grande porque o MAYAN é uma banda que trabalha muito o aspecto vocal e nisso utiliza metade de seus integrantes. O resultado é sensacional.

Apostando no que nos acostumamos chamar de Death Metal sinfônico, o leitor não pode deixar se enganar achando que se trata de algo na linha VAN CANTO. Longe disso. O que temos é uma mescla de peso, brutalidade mesmo e momentos eruditos, muito versáteis e com variação rítmica intensa.

Com um ar moderno, o trabalho de guitarras destila riffs que poderiam soar ao menos um pouco mais agressivos. Porém, a cozinha não decepciona, com pegada intensa e forte, adicionando até ‘blast beats’ em algumas passagens. Os arranjos sinfônicos são mais intensificados nas melodias, do que nas camas de sintetizadores, o que é muito bem vindo e soa equilibrado.

Agora, o principal, as linhas vocais, são a cereja do bolo. Vocais rasgados, guturais e limpos masculinos se alternam com as belas vozes de Laura Macrì e Marcela Bovio, duas sopranos que engrandecem o disco e conseguem contrastar no trabalho sem soar exageradas.

O único porém de “Dhyana” é a veia um tanto quanto moderna de sua produção, que o faz soar um pouco artificial. No mais, é só conferir faixas como The Rhythm of Freedom, Rebirth from Despair, The Illusory Self e Set Me Free, chutar pro gol e sair pro abraço.

Mayan - Dhyana

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. The Rhythm of Freedom
  2. Tornado of Thoughts (I Don’t Think Therefore I Am)
  3. Saints Don’t Die
  4. Dhyana
  5. Rebirth from Despair
  6. The Power Process
  7. The Illusory Self
  8. Satori
  9. Maya (The Veil of Delusion)
  10. The Flaming Rage of God
  11. Set Me Free

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.