Por: (Arte Metal)

Tendo em seu line-up um verdadeiro ‘dream team’ do Death Metal britânico, o MEMORIAM chacoalhou o mundo com seu excelente debut “For The Fallen”, lançado no ano passado. Para quem não sabe, a banda é formada por Karl Willetts (vocal, ex-BOLT THROWER), Scott Fairfax (guitarra, BENEDICTION), Frank Healy (baixo, ex-BENEDICTION, ex-NAPALM DEATH, etc) e Andrew Whale (bateria, ex-BOLT THROWER).

É natural que os fãs esperem um trabalho tão bom quanto o debut, mas falta algo em “The Silent Vigil”. O disco traz o Death Metal típico, que resgata sim as características das ex-bandas dos integrantes (inclusive na arte gráfica feita mais uma vez por Dan Seagrave) e celebra o lado mais cadenciado e sombrio do estilo, mas nada mais que isso.

A expectativa aumentou quando foi divulgada a música Bleed The Same, excelente composição que trazia a sonoridade característica, o Death Metal brutal, com riffs maciços e mudanças rítmicas certeiras. Realmente é disso que se trata “The Silent Vigil”, porém a pegada aqui é mais burocrática e menos intensa.

Longe de ser um disco ruim, que fique claro, mas é notável a queda de qualidade das composições, até porque o que ouvimos no debut é algo espetacular. Porém, não podemos deixar de exaltar a facilidade do quarteto em produzir um Death Metal bruto, sem excesso de técnica e muito menos de velocidade, rústico e com um peso que se espalha pelas dez composições contidas na versão nacional (incluindo uma bônus).

Outra coisa que chama atenção é a queda na qualidade da produção, que soa boa, mas ainda mais orgânica e baixa. Mesmo que for proposital, inicialmente o trabalho feito por Jonh Deswbury e James Pitts é de se estranhar. Mas, colocando em parâmetros gerais, “The Silent Vigil” é um disco de Death Metal e tanto.

Memoriam - The Silent Vigil

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Soulless Parasite
  2. Nothing Remains
  3. From the Flames
  4. The Silent Vigil
  5. Bleed the Same
  6. As Bridges Burn
  7. The New Dark Ages
  8. No Known Grave
  9. Weaponised Fear
  10. Dronestrike V3
  11. Prisoners of War

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.