Por: (Arte Metal)

Signs Revealed, primeiro disco do Mindcrafter, é um trabalho complexo desde o início de sua concepção, passando por sua produção até a sonoridade. O disco começou a ser gravado em 2012 e levou dois anos pra ser concluído devido à saída de alguns membros na metade do percurso. Foi terminado pelo vocalista e guitarrista Phelipe Henriques (líder do grupo). Gravaram o disco – ou metade dele – Pedro Mattos (guitarra), Mariano Belém (baixo), Vinicius Moniz (vocal) e Gustavo Rodrigues (bateria), além de Schneider Souza.

O álbum é conceitual e sua temática gira em torno de três personagens que foram desenvolvidos – The Night Wizard; Avatar e Black Crowned Heart (vilão). A história é inspirada na relação sobrenatural de seres humanos com seus personagens e da saga do Avatar em sua viagem para o desconhecido.

A sonoridade segue a linha Prog Metal, e mostra algo intrincado. Em primeira instância é preciso diversas audições para digerir Signs Revealed que possui uma musicalidade que lembra a banda canadense FEN, porém mais densa e pesada. Quebradas e viradas inesperadas, além de mudanças de ritmo fazem parte de toda audição. Lembrando que complexo não significa ruim, mas requer mais atenção.

Claro, isso mostra a qualidade dos músicos e principalmente de Phelipe como compositor. Ainda bem que as músicas ao mesmo tempo em que transparecem a técnica, conseguem possuir ‘feeling’, algo muito raro de se aliar, mas que aqui está bem equilibrado.

Apesar de vários momentos dissonantes e atípicos, a melodia imposta e o peso aqui fazem com que o disco seja mais fácil de ser apreciado. Destaque para The Night Wizard, A Warrior’ Blaze que possui ritmo brasileiro e a tensa During The Storm. A produção do disco feita no HR Estúdio também colabora muito com o resultado final, assim como a bela arte da capa e do encarte. Um ótimo trabalho!

a2107623820_16

Nota: 8,5

Tracklist:

01. The Night Wizard
02. A Warrior’s Blaze
03. Against the Ravens in the Sky
04. Paths to Redemption
05. The Grasping Hand
06. During the Storm
07. Secret Worlds
08. Challenge of the Gods
09. Alternative Fields
10. Endless Hope

Links sobre a banda:

Site / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.