Por: (Arte Metal)

O sucesso de uma banda pode ter limites e em voos mais altos pode se tocar o teto do ‘mainstream’. Mas a criatividade e o talento não os tem e se alguém tem alguma dúvida sobre isso, é só ouvir “Unsung Prophets & Dead Messiahs”, sexto álbum de estúdio do OPRHANED LAND.

Não é à toa que a banda liderada por KOBI FARHI (vocal) está em plena ascensão e com motivos. O grupo israelense cresce em qualidade, evolui naturalmente, possui um ‘feeling’ absurdo, além de conseguir fazer isso tudo sem deixar suas características de lado.

Há quem diga que a banda é Prog Metal, Doom, Folk… Fato é que o que encontramos em seus últimos álbuns, especialmente aqui é uma mescla disso tudo, bom gosto e os já corriqueiros arranjos de música médio-oriental. Para quem acha que isso não é novidade nenhuma, fique sabendo que o que manda é a qualidade.

Variação rítmica, riqueza nos arranjos e uma carga emotiva impressionante permeia “Unsung Prophets & Dead Messiahs”, um disco com guitarras soberbas e criativas, cozinha versátil e que mostra que hoje, Kobi é um dos melhores vocalistas de Metal do mundo. O cara alia técnica e sentimento, explorando influências da música oriental e macetes típicos, além de abordar vários timbres.

Corais com os mais talentosos cantores (altos, tenores, sopranos, etc…) que a banda encontrou, fazem parte do trabalho, assim como participações especiais de nomes com HANSI KÜRSCH (BLIND GUARDIAN) na carro-chefe Like Orpheus, STEVE HACKETT (GENESIS) em Chains Fall to Gravity e TOMAS LINDBERG (AT THE GATES) com toda sua agressividade em Only the Dead Have Seen the End of the War.

Os temas continuam sendo a união das etnias e religiões, o respeito e a guerra, como só o ORPHANED LAND consegue contar. Difícil não se emocionar com faixas como The Cave, o mais belo interlúdio que é All Knowing Eye, Take My Hand e praticamente todo o set list. Uma obra prima.

Orphaned Land - Unsung Prophets & Dead Messiahs

Nota: 9,5

Tracklist:

  1. The Cave
  2. We Do Not Resist
  3. In Propaganda
  4. All Knowing Eye
  5. Yedidi
  6. Chains Fall to Gravity
  7. Like Orpheus
  8. Poets of Prophetic Messianism
  9. Left Behind
  10. My Brother’s Keeper
  11. Take My Hand
  12. Only the Dead Have Seen the End of the War
  13. The Manifest – Epilogue

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.