Por: (Arte Metal)

A gravadora brasileira Hellion Records aproveitou o embalo ao relançar os álbuns “Metal Attack” (1983) e “Swords and Axes” (1984), primeiro e segundo discos da banda sueca OVERDRIVE, e bancou o lançamento deste mais novo trabalho do grupo, o ao vivo “The Battle of Rock”.

Apesar de ter sido lançado no ano passado, a gravação que consta no álbum é de 1982, em show que aconteceu no Rockslaget Festival, em 24 de julho daquele ano. Claro, apesar de todo esforço pra deixar o som na qualidade adequada, a gravação foi feita naquele ano e soa conforme os recursos daquele tempo. Mas é extremamente audível.

Perceba que o disco saiu antes mesmo do debut da banda, no entanto, as composições aqui aparecem como prévia dos ótimos trabalhos que viriam depois, e até então, o EP “Reflexions” (1981) e duas demos. O legal é que seis das treze faixas aqui presentes nunca foram lançadas em estúdio.

O Heavy Metal tradicional da banda, com aqueles leves resquícios de Hard Rock e influências da NWOBHM é destilado de forma enérgica, coesa e com a banda mandando muito bem na execução. Principalmente se notarmos que os caras eram bem jovens e estavam há dois anos na cena.

Muito legal ouvir faixas como Girls Will Be Girls, a pegajosa Tonight, a cavalgada Light Infidelity, a semi-balada e seus dedilhados distorcidos Can’t Get Enough, além da excelente Confused. “The Battle of Rock” foi lançado mundialmente por um selo brasileiro e atualmente é o trabalho de divulgação do OVERDRIVE, que continua na ativa.

Overdrive - The Battle of Rock

Nota: 8,0

Tracklist:

  1. Let It Out
  2. Girls Will Be Girls
  3. Tonight
  4. Light Infidelity
  5. Out of the Mist
  6. Can’t Get Enough
  7. Confused
  8. Battle of Rock
  9. Doomwatch
  10. You’ve Got What It Takes
  11. Evil Walks Behind You
  12. Midnight Cruiser
  13. Lady Luck

Link sobre a banda: 

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.