Por: (Arte Metal)

A banda paulista Perc3ption é um dos nomes mais interessantes do Power/Prog Metal nacional. Isso já ficou provado no primeiro disco Reason and Faith (2013), que mostra uma banda consistente, individualmente brilhante e com um senso de composição absurdo.

Todos estes fatores só fizeram com que a banda se esforçasse ainda mais neste segundo disco e se não conseguiram superar seu antecessor, no mínimo o igualam. Fato é que o novo trabalho coloca a banda em um patamar acima, mostra mais maturidade e tem suas próprias características.

Once and For All mostra um Perc3ption mais versátil, com maior variação rítmica e ao mesmo tempo burocrático. Se o leitor acha que o último quesito soa pejorativo, se engana, afinal quando se há necessidade de soar de tal forma e o é feito, a coisa só pode ser positiva.

Impressiona como conseguem caminhar na tenuidade existente entre o Power Metal e o Prog Metal, mantendo um equilíbrio que só traz ainda mais qualidade às suas músicas. O instrumental beira a perfeição com riffs bem elaborados, solos memoráveis e uma cozinha que se destaca pela variação e alternância de ritmos que soam como um dos pontos fortes do trabalho.

O estreante vocalista Dan Figueiredo passou no teste e fez seu papel com maestria, ajudando a dar um ar ainda mais emotivo ao disco, que tem tal sentimento como principal característica. Com co-produção e ajuda nos arranjos de teclados de Edu Falaschi (Almah, ex-Angra, Symbols), além da participação de outros músicos, Once and For All é sem dúvidas um dos melhores lançamentos nacionais.

Perc3ption - Once and for All

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. Persistence Makes the Difference
  2. Oblivion’s Gate
  3. Rise
  4. Immortality
  5. Braving the Beast
  6. Magnitude 666
  7. Welcome to the End
  8. Extinction Level Event
  9. Through the Invisible Horizons

Links sobre a banda: 

Site  / Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.