Por: (Arte Metal)

Os cariocas do QUINTESSENTE surpreenderam quando soltaram o single de “The Belief of the Mind Slaves” em 2016 – que inclusive abre este novo disco – e quem teve a oportunidade de ‘saborear’ o trabalho ficou ansioso para ver o que viria neste debut.

E as expectativas são superadas com “Songs From Celestial Songs”, que só não mantém a proposta apresentada no single, como também mostra que a banda é mais versátil e consegue caminhar por diversas trilhas, sem se perder, além de criar uma identidade própria bem forte.

O grupo consegue transitar desde o Prog Metal, passando pelo Melodic Death Metal, Atmospheric, Gothic e até Doom Metal em alguns momentos. Tudo isso sem se perder e criando uma atmosfera que transita por climas eufóricos algumas vezes e melancólicos em outros momentos.

Com instrumental soando agressivo na medida certa, tendo guitarras bem trabalhadas e pesadas ao mesmo tempo, além de uma cozinha versátil e com pegada, a banda adota fortes linhas de teclados que deixam sua música mais pomposa e viajante. Porém, em nenhum momento, a sonoridade soa piegas ou acessível. Tudo tendo à frente vocais que vão desde o limpo masculino, passando pelo gutural e rasgado, além de femininos limpos, tudo bem equilibrado e distribuído.

Por fim, “Songs From Celestial Spheres” é um disco marcante e gostoso de ouvir, soando até reflexivo em certos momentos. Destaque para as faixas A Sort of Reverie, Essente e L’eternità offerto, mas a recomendação é que se ouça o disco de cabo a rabo, pois fica cada vez mais interessante.

Quintessente - Songs from Celestial Spheres

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. The Belief of the Mind Slaves
  2. Delirium
  3. A Sort of Reverie
  4. My Last Oath
  5. Essente
  6. Eyes of Forgiveness
  7. L’eternità offerto
  8. Unleash Them
  9. Reflections of Reason
  10. Matronæ Gaia (Chapter II)

Links sobre a banda:

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.