Banda oriunda de Campinas – SP, já tem alguns anos de estrada com uma demo lançada “Find Your Dreams” (2007).
Que obteve ótimas críticas da mídia e aceitação do público, com um intervalo de 13 anos a banda lança seu debut. Sim! um período longo digamos. Mas acho que as vezes é melhor amadurecer ideias do que lançar um álbum só por lançar e não obter o resultado esperado.
Winter Sky não é um banda de um heavy metal simplório como as outras que vemos por ai “mais do mesmo”, assim como na demo eles já mostravam inovação e ousadia em não ter medo de mesclar gêneros, no debut homônimo, não poderia ser diferente.
A banda mescla heavy metal com umas passagens hard rock e algumas vezes chega a esbarrar no progressivo, melódico. Esta influencias dos músicos é algo maravilhoso pois mostra que a banda pode lançar diferente álbuns sem perder suas raízes.
Winter Sky tem momentos remetem a Judas Priest, Iron Maiden e depois te leva a um Skid Row (Slave to the Grind), claro que isto são minhas referências. Como citei a banda parece não se apegar a uma simples influencia.
Lançar o primeiro álbum mostrando um laque de variedades não se prendendo, deixando sua criatividade navegar em diferentes rumos, mostra que são músicos maduros.
O álbum é muito bem produzidos com músicas e letras pomposas em uma gravação cristalina que ressalta tanto a parte instrumental quanto a voz de Vainus, que tem excelentes variações. Acho que não é qualquer vocalista que se encaixaria no Winter Sky.
Winter Sky é um álbum excelente, virtuoso um álbum que daqui alguns anos pode ser referência para outras bandas do estilo.
Se a banda continuar a evoluir não se apegando a rótulos, quem sabe no próximo álbum teremos umas pitadas de thrash metal.