Por: (Arte Metal)

O SOMBERLAND surpreendeu a todos ao lançar “Dark Silence of Death” no ano passado. Não por ser uma banda nova, até porque seus integrantes são experientes, mas por afirmar ainda mais o Brasil no cenário Black Metal, tamanha a qualidade do trabalho, que saiu em formato de demo.

Inclusive as três faixas da mencionada demo constam neste novo disco que atende as expectativas ou talvez até as superem. O Black Metal da banda segue bem a cartilha do estilo e soa como o tradicional, sem incrementações, porém sem dispensar uma boa melodia e variação de andamentos.

Talvez o DISSECTION seja uma grande influência dos catarinenses, que carregam também influências do Black Metal sueco em geral. Isto é, aquele que mantém as guitarras ríspidas do estilo, a pegada gélida, mas traz na já mencionada melodia o lado ‘belo’ (guardadas as devidas proporções) do Metal negro.

A variação de andamentos caracteriza a sonoridade da banda, que não opta pela velocidade exacerbada e transita por ritmos cadenciados, semi-cadenciados e alguns velozes, tudo com um bom equilíbrio. Tudo com uma produção acima da média de Orlando Junior, que conseguiu encaixar uma sonoridade condizente à proposta da banda.

Não é fugir da briga, mas destacar apenas uma ou outra faixa seria injusto com “Pest’Ology”, pois além de se completarem, as nove composições soam muito equilibradas entre si. Não à toa, o debut da SOMBERLAND pode ser considerado um dos melhores do ano no estilo.

Somberland - Pest'Ology

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. PestOlogy
  2. Here Has No Place for God
  3. Fallen Angel
  4. Forever Dark Wood
  5. Dark Silence of Death
  6. Wrath of the Tyrant
  7. Into the Front
  8. Sadistic Instincts Arise
  9. …When Future No Matter

Links sobre a banda:

Facebook

Heavy Metal Rock

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.