Por: (Arte Metal)

O SUFFOCATION sem dúvidas é um dos grupos pioneiros no que hoje chamamos de Technical Death Metal. E como um dos criadores e pilares do estilo, é claro que a banda traz algo mais enraizado em relação aos grupos formados nos últimos anos, que aliás, uma grande parcela virou uma masturbação de instrumentos, que acabaram se perdendo.

Inicialmente a banda liderada por Terrance Hobbs (guitarra) mantinha uma pegada mais tradicional e foi moldando devagar seu som.  Mas, foi quando retornou de um hiato de quatro anos que a banda surgiu ainda mais engajada e com um instrumental intrincado, sem perder suas raízes.

Bom, ‘lenga-lenga’ à parte, o SUFFOCATION chega ao seu oitavo disco com duas novidades na formação: Charlie Errigo (guitarra) e Eric Morotti na bateria, este último com uma responsabilidade maior, afinal, substitui o ‘monstro’ Kevin Talley (DAATH, ex-DYING FETUS, DECREPIT BIRTH, SIX FEET UNDER e outras dezenas de bandas), que mesmo sem gravar no SUFFOCATION, inflacionou a qualidade no instrumento dentro do grupo.

Porém, as coisas não fugiram do controle, e apesar de algumas torcidas de nariz (a maioria sem nexo), o que vemos é um SUFFOCATION dando um considerável passo à frente, tanto na sua sonoridade (que continua 100% Death Metal), passando por suas letras e culminando até na parte gráfica, que é bem futurista.

Por fim, temos uma banda que mantém sua chama no Death Metal, adota uma roupagem mais atual, procura variar nos ritmos com quebradas e viradas insanas e sempre com uma coesão absurda. Ou seja, algo que qualquer grupo (de qualquer estilo), que se mantenha antenado na cena faria. Pode ficar tranquilo que é SUFFOCATION sim.

Suffocation - ...of the Dark Light

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Clarity Through Deprivation
  2. The Warmth Within the Dark
  3. Your Last Breaths
  4. Return to the Abyss
  5. The Violation
  6. Of the Dark Light
  7. Some Things Should Be Left Alone
  8. Caught Between Two Worlds
  9. Epitaph of the Credulous

Links sobre a banda:

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.