Por: (Arte Metal)

Não há dúvidas que 2016 tem sido um ano mega produtivo para a estrela finlandesa Tarja Turunen. Afinal, além deste The Shadow Self, a musa lançou o álbum The Brightest Void (também via Shinigami Records por aqui) e o EP “Innocence” trazendo versões diferentes de 3 músicas deste trabalho e a inédita Victim of Ritual.

Enquanto optou por algumas versões alternativas e covers no antecessor, este trabalho traz tudo da cantora e mostra definitivamente a reaproximação de Tarja com o Rock/Metal de forma mais enfática. E o que mais impressiona é como a cantora consegue manter sua essência Pop e sua raiz erudita mesmo em composições pesadas.

É desnecessário falar da qualidade de Tarja como cantora, afinal está entre as melhores do mundo no que propõe. Mas deve ser relatado que ela melhora e mostra equilíbrio a cada lançamento, não forçando mais tanto seu lado operístico e mostrando um lado natural que soa encantador. Ponto, este é sem dúvidas um dos destaques.

O time que acompanha Tarja é gigante (entre eles os bateristas Mike Terrana e Chad Smith, o guitarrista Tim Palmer e o baixista Kevin Chown, entre outros), o que mostra um instrumental fantástico, com arranjos pomposos e o mais importante: guitarras encorpadas que sacia a sede de quem pedia por peso em suas composições.

As versões finais de Innocence e No Bitter End são ótimas, mostrando que ambas já podem ser consideradas hits pela veia acessível que possuem. Demons In You traz a participação de Alissa White-Gluz (Arch Enemy, ex-The Agonist) que corrobora com o peso que a faixa apresenta.

Ainda pode-se destacar Eagle Eye que traz uma versão alternativa com o irmão da cantora, Tony Turunen e Too Many que fecha o trabalho com chave de ouro. Não precisa dizer que a produção beira a perfeição, sendo que a versão nacional vem embalada numa linda digipack. Qualidade incontestável.

Tarja - The Shadow Self

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Innocence
  2. Demons in You
  3. No Bitter End
  4. Love to Hate
  5. Supremacy (Muse cover)
  6. The Living End
  7. Diva
  8. Eagle Eye
  9. Undertaker
  10. Calling from the Wild
  11. Too Many

Links sobre a banda:

http://tarjaturunen.com/home-tarja/

https://www.facebook.com/tarjaofficial

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.