Por: (Arte Metal)

Os sergipanos da TCHANDALA chegam ao seu terceiro disco cinco anos após o lançamento de “Fear of Time”, segundo trabalho da banda que os colocou de vez no cenário metálico nacional. E, convenhamos, estamos diante de um belíssimo álbum e muito bem produzido.

“Resilience” é um disco de Heavy Metal que não procura reinventar a roda, mas possui suas características. O flerte com a música brasileira, de forma bem dosada, sem exagero ou sem copiar outros grupos que já o fizeram, é uma delas e soa muito bem aos ouvidos, como podemos ver na incidental Lamento do Velho Chico (executada por Déo Vieria), que é seguida por Tears of River, um belo Prog/Power vigoroso e que conta com participação da Banda de Pífano de Caruaru.

Falando em participações, elas são diversas. Uma delas é de TIM “RIPPER” OWENS na excelente e direta faixa Caesar, que também conta com participação de Luana D’Almeida. Outra importante é a participação de Iuri Sanson do HIBRIA em Valley of Greed, uma paulada Heavy Metal sem precedentes e com belos coros.

O duo WRITE ME A LETTER (Clarice Pawlow e Renan Fontes) só enriquecem a faixa Echoes Through the Fourth Dimension, uma semi-acústica de encher os olhos e que também ganhou uma versão só acústica no final. Quem também aparece no disco é Dan Loureiro e Patrícia Sandes, em The Flame e Flatland, respectivamente. Porém, “Resilience” não é somente isso.

O disco traz um instrumental quase perfeito, com guitarras vibrantes, é equilibrado e conta com arranjos muito bem feitos. Ainda podemos mencionar a belíssima faixa Fathers Spirit e a brutal Labyrinth, duas opções que mostram que a TCHANDALA pode ser sutil ou não. Por fim, um trabalho de ponta que prova que nosso Metal não deve nada para o gringo, definitivamente.

Tchandala - Resilience

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. The Flame
  2. Labyrinth
  3. Valley of Greed
  4. Lamento ao Velho Chico
  5. Tears of River
  6. Echos Through the Fourth Dimension
  7. Flatland
  8. Shadows
  9. Father’s Spirit
  10. Caesar
  11. Resilience
  12. Echos Through the Fourth Dimension (Acoustic by Write Me a Letter)

Link sobre a banda:

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.