Por: (Arte Metal)

E foram cinco anos de espera até sair esse debut dos lusitanos do Trepid Elucidation. Cinco anos que valeram à pena, afinal o conteúdo deste primeiro álbum é acima da média e traz algo que foge um pouco dos padrões do estilo, no caso aqui o Death Metal.

Mas, o leitor mais atento que leu Death Metal e já imaginou riffs velozes, timbres fúnebres e bateria recheada de ‘blast beats’, pode se conter. Pois o diferencial da música do Trepid Elucidation é ser Death Metal, mas fugir do comum e pra isso a banda incrementa muitos outros elementos nas suas composições.

Quais seriam esses elementos? O primeiro deles é a veia intrincada das músicas, pois a banda adota linhas progressivas que tornam as composições versáteis. A isso aliam uma boa dose de melodia que contrasta com um clima obscuro das composições, algo que parece ter vindo de influências do Septicflesh. Mas, isso é um adendo e a sonoridade do grupo possui sua própria identidade.

A conclusão é que Upcoming Reality é um trabalho que une peso, técnica e melodia, resultando em um conjunto final da obra bem acima da média, ainda mais por se tratar de um debut. Tanto que o disco necessita de ser ouvido inteiro, até porque as músicas se completam, além de soarem bem equilibradas e com uma produção muito boa.

Trepid Elucidation - Upcoming Reality

Nota: 8,5

Tracklist:

  1. Unquestionable Death
  2. Upcoming Reality
  3. Beyond Compassion
  4. Diminished into a Spacetime Interval
  5. Paradigm
  6. Corpse That Breeds

Link sobre a banda:

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.