Por: (Arte Metal)

“The Skull” é o segundo disco da banda de Chicago, TROUBLE. Apesar de hoje o debut “Psalm 9”, lançado um ano antes, ser o clássico absoluto do grupo, o segundo trabalho teve uma receptividade inicial mais positiva e ao ouvir esse trabalho tantos anos depois, é de se entender.

O disco conta com uma banda inspiradíssima, mais madura e com uma produção que acompanhou estes anseios. A cargo de Bill Metoyer (SLAYER, SADUS, D.R.I) e da própria banda, a qualidade sonora supera seu antecessor e apara todas as arestas deixadas anteriormente. Lembrando que a produção executiva é de BRIAN SLAGEL, o fundador da METAL BLADE, que lançou o disco na época.

Sonoramente falando, “The Skull” é um disco que escancara de vez a pegada Doom do TROUBLE, que sempre flertou com o Metal tradicional. O clima mais fúnebre se faz presente e as composições também carregam um ar mais melancólico. Tudo sem perder o dinamismo que sempre foi característica da banda.

Mais uma vez o trabalho de guitarras da dupla Rick Wartell e Bruce Franklin soa portentoso, com riffs maravilhosos, solos oportunos e bem desenvolvidos, além da criatividade intensa nos arranjos, utilizando inclusive partes acústicas. O baixo de Sean McAllister finalmente tem a atenção que merece e enfatiza o peso das composições, que possuem ritmos variados com a pegada de bateria de Jeff Olson.

A interpretação de Eric Wagner, sempre característica, já soava como a assinatura da banda, e sua versatilidade casa perfeitamente com as melodias não muito convencionais adotadas pela banda. A trinca inicial Pray for the Dead, Fear no Evil e a longa The Wish é matadora, sendo que a faixa título fecha o trabalho com chave de ouro com sua base de guitarras arrepiante. Belíssimo.

Trouble - The Skull

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. Pray for the Dead
  2. Fear No Evil
  3. The Wish
  4. Truth Is – What Is
  5. Wickedness of Man
  6. Gideon
  7. The Skull

Links sobre a banda: 

Site

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.