Héia – Místico

Depois de muito tempo retornamos com uma grande entrevista com uma horda de Black Metal, e para ‘dar o tiro certo’, trazemos até vocês um dos principais nomes do underground brasileiro: A HÉIA!

Confiram abaixo um bate-papo com o guitarrista e vocalista Místico, onde ele fala um pouco dessa nova fase da banda além de grandes projetos para 2018:

Primeiramente me fale das origens da banda. Quando e como se formou e porque a escolha do nome Héia?

Místico: Salve!! Primeiramente e um honra e estar aqui, e agradecer o interesse na horda. Bom, eu montei a horda e 1999 ev. Eu tinha 19 anos, e procurávamos um nome, e tinha que ser ligado ao feminino e ao conhecimento, e como era muito novo e não sabia de muita coisa (risos) o nome Réia, me foi revelado, dessa forma assim: escrito com “R” e com acento, mas para fazer a logo, retratar um acento e mais difícil e a letra “R” também.  Então eu decidi colocarmos com a letra “H” e ficou Héia, sem acento mesmo, mas de uns anos para cá eu resolvi colocar o acento para escrevermos de forma correta, mas permaneci a letra “H”. E como e uma manifestação de gênero feminino, o correto é: A Héia

 

Sobre o ‘4way split’ em formato de “gatefold LP”, “Unidos Pela Bandeira Negra”, como a banda tem visto a recepção deste trabalho pelos fãs?

Místico: Um lançamento em vinil LP, e sempre bem visto, eu particularmente sou suspeito para falar, eu gosto demais de vinil. Esse lançamento foi algo muito bem elaborado, já que o custo e muito alto, então tínhamos que fazer algo muito bem feito, e ele ficou de acordo com o que eu planejei e executei, o bom, foi que, esse lançamento conta com quatro grandes hordas, e foi uma grande honra para nos participarmos desse lançamento.

Como sentem a aceitação do público em relação ao trabalho da banda como um todo?

Místico: Eu sempre vejo uma boa aceitação desde sempre, aqui no Brasil e países aqui da América do sul, como Chile, Bolívia, Peru, Colômbia eu sempre recebo muitas mensagem desses países. Lógico que tem trabalhos que você recebe mais feedback outros menos, mas isso é normal.

Como funciona o processo de composição dentro da horda?

Místico: Olha geralmente eu componho tudo, algumas formações anteriores, eu contava com a ajuda de algum membros para compor uma letra ou alguns riffs e tal. Mas nos últimos anos, eu ando fazendo tudo. Música e letra.

 

Qual a projeção para o futuro da carreira da Héia. Planos para um novo CD completo?

Místico: Olha CD eu não sei gosto muito de lançar em vinil e tape cassete, “Magia Negra” está aqui pronto em CD Digipack, ficou muito lindo esse relançamento. Estamos com um lançamento saindo na Bolívia agora em abril, vai ser outro Split. Mas a gente esta focado em turnê com certeza já vamos anunciar mais datas para o segundo semestre, e devemos produzir mais um videoclipe antes. Agora um full álbum, por esse ano não sei.

Ouça agora o álbum “Magia Negra, NA ÍNTEGRA:

Como encarar o desafio de fazer a banda crescer e se desenvolver cada vez mais profissionalmente, e tentar uma exposição maior na cena nacional?

Místico: Olha crescer é natural, sem querer a gente cresce, agora desenvolvimento ele vem com a experiência, experiência de estúdio, de palco e de estrada, junta tudo isso e tem se uma maior exposição sim, principalmente hoje em que as redes sociais estão sempre presentes ao nosso redor de uma forma ou de outra.

 

Como anda o ritmo de shows da horda? Como enfrentar a eterna ausência de locais para bandas autorais?

Místico: Quanto a shows, ainda estamos começando o ano, mas ano passado fizemos uma turnê no nordeste, que foi muito bom para a horda. E esse ano já queremos anunciar as datas no Brasil e aqui na América do sul. Europa só em 2019

E que dica vocês dariam para as hordas de Black Metal que estão começando agora?

Místico: Força e Honra sempre, Black Metal até a morte.

 

O que a banda acha do cenário metálico mundial atualmente?

Místico: Muitas hordas, muito selos e muito festivais, alguns bons e outros muito ruins. Trevas para todos os lados.

 

Muito obrigado. Para finalizar, deixe uma mensagem aos fãs da Héia.

Místico: Obrigado pela oportunidade e pelo interesse na horda. Vamos continuar firmes em nossa jornada, Black Metal nos da a razão vital para continuar. A estrada o palco e as composições nos proporciona o triunfo perante essa vida agonizante.

Terra de Trevas…. Noite eterna

FORMAÇÃO:

Místico – Guitarra/Vocalista
Naberius – Contra-baixo
Horus – Bateria

Contato para assessoria de imprensa: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/hordaheiaoficial/
https://www.youtube.com/user/hordaheia

https://sanguefrioproducoes.com/artistas/Héia/55