
– O que significa o nome ETERMIA?
O nome Etermia na verdade não tem um significado, foi uma palavra criada pelo nosso baterista, que queria passar um sentido de eternidade, então ele acabou rimando e ficou Etermia. Assim que ele falou todos na banda adoraram apesar de não ter nenhum significado.
– “Momentos” é o último Single de vocês, como ele vem sendo recebido pela imprensa e fãs?
A música momentos tem sido bem recebida pelo público, normalmente é a música que colocamos no meio de set, é uma música que reflete bem o clima do álbum que fala muito sobre dúvidas e incertezas, essa é a faixa com a mensagem mais positiva do álbum
– Quais as principais diferenças que vocês enxergam em “Momentos” com relação aos seus antecessores?
O que sobressaiu nessa música foi o solo dobrado de guitarras, que é algo que a banda queria fazer a um tempo e que temos a intenção de colocar nas próximas músicas.
– “Reencontro” é outra música muito forte. Porque vocês preferiram seguir pelo caminho da língua portuguesa nas suas letras? Vocês não almejam o mercado internacional?
Na verdade, eu sempre compus todas as minhas músicas em inglês, mas nosso primeiro vocalista tinha dificuldades com a língua inglesa então acabei escrevendo tudo em português. E tem sido muito bem recebido pelo público porque fica fácil o entendimento e muitos gostam porque não tem esse tipo de som cantado em português. Mas para o próximo ep já temos a intenção de colocar uma música em inglês para ver a reação do público, é uma língua que se comunica fácil com o mercado internacional
– A arte da capa dos Singles foi assinada por quem? Qual o significado dela?
A arte da capa reflete bem o clima das músicas, bandas como Bullet for my valentine, Trivium, Breaking Benjamin, Seether são grandes influências para a banda e eles sempre tem essa atmosfera meio gótica e misteriosa, queríamos uma arte que refletisse isso e achamos essas imagens na internet e compramos as fotos para utilizarmos
– Eu gostei muito da mixagem e masterização de “Anoitecer”, o que vocês podem nos falar sobre a pós produção dela?
A faixa anoitecer foi toda composta no piano e depois eu transferi para a guitarra, é uma música diferente e como ela carrega o título do ep precisamos colocar elementos de destaque nela. O nosso produtor Lucas meniere fez um baita trabalho de pós produção, pedimos uma sonoplastia bem interessante e ele pra variar mandou super bem, estamos trabalhando com ele desde o começo da banda e confiamos muito a nossa música nas mãos dele.
– Esses Singles ganharão uma tiragem limitada em CD? Existem planos para uma produção em maior escala neste sentido?
Estamos trabalhando junto com a gravadora ms metal agency para traçarmos a melhor estratégia para lançar um material físico desses 2 eps.
– Como tem sido os shows desta fase da banda? O público está conseguindo assimilar os Singles?
Nesses 05 anos de banda, com certeza estamos vivendo o nosso melhor momento, estamos fazendo muitos shows, nossa redes sociais vem crescido bastante, a banda ao vivo está bem madura e esse último ep que lançamos “ Anoitecer” tem grandes hits e em alguns shows a gente já notou o público cantando as nossas músicas, sem dúvidas é a nossa melhor fase
– “Sem Direção” pra mim é a melhor dentre todas. Imagino que foi desafiador escrever essa música que, além de complexa, tem diversas camadas… Como se deu o seu processo de composição?
A música sem direção foi composta no violão, quando em uma tarde eu estava ouvindo bastante Angra e quis criar algo com ritmos brasileiros. Após ter a harmonia composta, traduzi para a linguagem de guitarra e desde a primeira vez que tocamos ela, sempre foi a nossa favorita e consequentemente a do público, essa é a música que a galera tem na ponta da língua. A letra foi baseada na vida cotidiana, as vezes temos dias bons, dias ruins e a vida é assim mesmo, o que nos resta é aprender com esses dias ruins. Essa é a mensagem principal da música. O público se conectou bastante com essa faixa, até covers fizeram, foi muito bacana.
– Obrigado pelo tempo concedido à nós do Portal do Inferno. Mandem notícias da cena da região de vocês, por gentileza…
Eu que agradeço, em breve lançaremos nosso terceiro ep, que vai estar cheio de novidades. Até a próxima!