Formada em 1979, inicialmente chamada Silmarillion, inspirados pelo livro de mesmo nome de J.R.R. Tolkien, a banda teve seu nome alterado para Marillion para evitar possíveis processos de direitos autorais. Sua história pode ser dividida em duas partes: a era “Fish” e a era “Steve Hogarth”.

Atualmente a formação atua é a seguinte: Steve Rothery (guitarras), Mark Kelly (teclado), Pete Trewavas (baixo), Ian Mosley (bateria) e Steve Hogarth (vocais). A primeira era contava com Fish nos vocais e foi até 1988, quando o vocalista deixou a banda. Com ele foram lançados quatro álbuns de sucesso comercial.

O primeiro álbum, Script for a Jester’s Tear, de 1983, é o único que conta com o baterista Mick Pointer, que foi dispensado durante a turnê do álbum. Até que a banda chegasse a Ian Mosley, alguns bateristas foram contratados temporariamente. Com ele na banda e mesmo enfrentando vários problemas de produção durante as gravações, o Marillion lançou Fugazi cujo título, que se refere a uma gíria militar para uma situação extremamente complicada, reflete todas as dificuldades encontradas nesse período.

Misplaced Childhood, de 1985, é considerado por Mike Portnoy como o melhor álbum do Marillion. Foi o primeiro trabalho conceitual da banda, retratando temas de amores perdidos, sucesso e aceitação. É dele a canção Kayleigh, uma das faixas mais conhecidas da banda e que alcançou as paradas da Billboard em 1986. Tamanha foi a sua popularidade que, de acordo com um levantamento, mais de 90% das pessoas chamadas Kayleigh na Inglaterra haviam nascido após a canção. De acordo com o vocalista Fish, a música era uma “forma de se desculpar com uma antiga namorada”.

Por fim, o último álbum com Fish, Clutchin at Straws, trouxe o single Incommunicado, que ajudou a continuar com o sucesso comercial da banda, figurando nas paradas britânicas. Em 1988, Fish deixou o Marillion para seguir em carreira solo e, mesmo hoje em dia estando em bons termos com seus antigos companheiros, qualquer chance de reunião é negada por ambos os lados. O ex-vocalista já declarou que “Hogarth faz um grande trabalho com a banda e nós trilhamos caminhos diferentes nesses últimos anos”

{youtube}http://www.youtube.com/watch?v=dphpDdfZUGw{/youtube}

Portal do Inferno

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!