alexandre-de-orioAlexandre de Orio, guitarrista da banda Claustrofobia, Quarteto de guitarras e autor do livro Metal Brasileiro: Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal, acaba de lançar um novo e audacioso projeto chamado Projeto Alexandre de Orio & Bateria S/A.

A proposta deste trabalho é tocar grandes clássicos do Rock e do Metal numa instrumentação peculiar, somente guitarra e percussão. Pretendem também compor músicas autorais nesta formação, aliando o peso da percussão com a agressividade dos riffs de guitarra. A idéia é utilizar a percussão de duas formas, tanto simulando uma bateria mesmo, quanto adicionar ao arranjo algum outro ritmo como samba, baião, maracatu etc – desde que isso se adeque a música.

A primeira música escolhida para filmar e lançar este trabalho foi nada mais nada menos que um dos maiores clássicos do metal, Cowboys from Hell do Pantera. Alexandre comenta que é uma das melhores bandas pra fazer esse link, pois há muito groove nos riffs de guitarra e que a soma do peso da guitarra com o da percussão dá um grande impacto. No final do vídeo o músico ainda faz uma linda homenagem a Dimebag Darrell.

Este projeto é praticamente uma extensão do seu livro Metal Brasileiro lançado no primeiro semestre de 2012 e que agora apresenta um novo olhar de aplicação do material. Em breve sairá à versão inglês. Mais informações www.brazilianmetal.com.

Orio se juntou ao grupo de percussão Bateria S/A, que é a bateria universitária da FEA-USP e que participa de torneios de bateria na qual é bicampeã.

Importantes músicos e jornalistas comentaram esse novo projeto. Confira no site www.metalbrasileiro.com/bateriasa.

Para finalizar só poderia usar a frase de Andreas Kisser escrita no prefácio do livro Metal Brasileiro: “Crie música sem preconceito”

Assista o vídeo abaixo e confira essa pitada de brasilidade em um dos maiores clássicos do Metal!

{youtube}http://www.youtube.com/watch?v=FM1CEhC4Mqw{/youtube}

Escrito por

Redação

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!