Som com grande influência do Metal Industrial traz temática intrigante

A Corrosivo Explícito, ‘one-man-band’ de Douglas Ribeiro (Songs of Oblivion, Neon Black Skies, Walkin’ Doug e com participações na These Dark Trails), lançou na semana retrasada o single “Modo (Venenoso) de Vida”, indicando um lento retorno de Tio Bapho à luz (e também escuridão, por que não?) dos nossos dias.

Lembrando um pouco as ideias e visual caóticos de bandas como Ministry e Godflesh, a faixa é sobrecarregada de informações, retratando os noticiários e programas sensacionalistas de televisão, desses que parecem sentir um certo “apreço” pelas tragédias cotidianas e autodestruição do ser humano. Doug acrescenta: “Não sou contra o entretenimento de fácil consumo e assimilação, o problema é o vício em se procurar ver e consumir o mal que muitos não se dão conta que alimentam, em julgar pessoas ‘amorais’ quando o que se vê em casa não é diferente, no emprego de forças para prejudicar quem vive sua vida sem causar danos aos outros, criando um ciclo de mediocridade e infelicidade que se tornam algo normal para a vida, um modo de vida envenenado e perigosamente contagioso por sensos comuns de formação ética muito duvidosa. Infelizmente, as grandes mídias seguem algoritmos que atendem a uma demanda da sociedade, como um espelho”.

A fala que abre a música é do personagem Howard Beale, do filme “Network” (“Rede de Intrigas”, no Brasil), de 1976. Nesta, que é uma das falas mais emblemáticas do filme, o âncora de jornal esbraveja e incentiva o público ao frenesi com a frase “I’m as mad as hell, and I will not take this anymore!” (“Estou furioso feito o diabo, e não vou mais aguentar isso!”), enquanto cita a condição financeira decadente e a violência que assolava a sociedade norte-americana no fim dos anos 70.

O eu-lírico de “Modo (venenoso) de vida” é um jornalista e apresentador de TV que representa o “vício no mal”, que, usando de extrema ironia, apresenta atrocidades e a miséria humana passando a ilusão de informação útil para um público que só consome este tipo de entretenimento.

“Modo (venenoso) de vida” está disponível nas plataformas de música (Spotify, Deezer, Tidal, ITunes, etc) (https://open.spotify.com/album/38s7StLf5mBhur2AssYjdX) e também em vídeo, no YouTube (https://youtu.be/QevxfIoimMI).

Além do novo single, a Corrosivo Explícito lançou um EP em 2017, que marcou sua estreia, chamado “O Sonho Sul-americano”.

Informações:

Facebook: https://www.facebook.com/corrosivoexplicito/

Instagram: @corrosivoexplicito7 E-Mails: corrosivoexplicito8@gmail.com e douglasbmr@gmail.com

Escrito por

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.