O novo trabalho será sucessor do disco de estreia que recebeu declarações como “Surpreendente” e “Som Único” na imprensa nacional.

“Nove canções perfeitas” (Metal Samsara);  “Surpreendente” (Portal Reidjou); “Som único” (Galeria Musical); “Pesado e criativo, difícil de rotular” (A Música Continua A Mesma); “Indispensável” (Metal Revolution). Essas são algumas declarações que a banda de metal Higher recebeu da imprensa com seu disco de estreia autointitulado.

O resultado para um primeiro álbum não poderia mesmo ter sido melhor. Mas o momento de comemoração já passou e é chegado a hora do Higher voltar aos estúdios.

Cezar Girardi (vocal), Gustavo Scaranelo (guitarra), Felipe Hervoso (guitarra), Will Costa (baixo) e Pedro Rezende (bateria) já trabalham nas gravações do segundo disco que ainda não tem título definido, mas que trará um tema central conectando todas as composições.

De acordo com o guitarrista e principal compositor, Gustavo Scaranelo, o primeiro álbum serviu como ponto de partida para o desenvolvimento de uma personalidade musical que o Higher naturalmente vem estabelecer com seu novo trabalho.

“Quando começamos o primeiro disco não sabíamos exatamente para onde estávamos indo”, revela o músico. “O Higher estava à sombra do um projeto anterior, de 20 anos atrás, e isso não nos deixou perceber o que o Higher de fato viria a ser, até que lançamos o disco e experimentamos todo esse carinho do público e da mídia. Estamos muito empolgados com a gravação do segundo disco, o Higher tem uma alma agora, está tomando corpo e evoluindo, podemos sentir isso nas novas composições. Novas texturas estão se misturando às já experimentadas e estamos muito empolgados com os resultados.”

A criatividade e o ineditismo da musicalidade do Higher foram os aspectos mais elogiados pelos jornalistas com relação ao álbum de estreia. Ainda de acordo com Gustavo, evitar o senso comum não é algo sistematicamente planejado durante o processo de composição da banda, mas sim algo natural que reflete a formação dos músicos.

“Acredito que as influências que temos de outros gêneros, como o jazz e a música brasileira, no meu caso, são tão enraizadas que não me permitiriam trabalhar as composições e os arranjos sem que isso tudo aparecesse de alguma forma. Em nenhum momento até agora pensamos em misturar elementos de outros gêneros ao metal do Higher, mas eles aparecem inevitavelmente, porém, não como inserções isoladas dessas influências, mas no todo, como uma linha condutora do processo de criação do grupo. Acho que minhas composições em outros gêneros (instrumentais, por exemplo) também trazem influência do metal, mas, mais uma vez, não necessariamente perceptíveis”.

De forma a concluir o período de promoção do álbum de estreia, o Higher lançou no fim do ano passado – com exclusividade pelo site canadense Bravewords, um dos mais importantes e respeitados do cenário mundial do heavy metal – um videoclipe para a música Break The Wall.  O vídeo está disponível no canal oficial da banda no Youtube e agora também entrará para a programação do programa Stay Heavy a partir da edição dessa semana. Para detalhes sobre horários e canais ao redor do país que transmitem o Stay Heavy, basta acessar o site oficial do programa: www.stayheavy.com.

Já em termos de palco, o Higher tem duas apresentações agendadas. No próximo dia 06 de Março o grupo será uma das atrações do evento “Heavy Load” do Asteroid em Sorocaba/SP. Já no dia 15 de Maio a banda se apresenta em Campinas/SP no Sebastian Bar.

Escrito por

Gustavo Pavan

Headbanger, técnico em informatica, programador e produtor de shows underground.