O vocalista Alex Voorhes, da banda carioca Imago Mortis, venceu o concurso mundial ArtistSignal, sendo o primeiro artista do gênero Heavy Metal a conquistar o prêmio.

O ArtistSignal é um concurso onde mais de 4 mil artistas do mundo todo concorrem a um prêmio mensal de 10 mil dólares em um sistema de votação online. O artista mais votado do mês recebe o prêmio, sendo que só ele pode ganhar uma vez. Em seguida, torna-se um ex-vencedor e apenas ganha uma pequena quantia em dinheiro todo o mês, de acordo com sua votação.

alex voohersTratando-se de um concurso mundial, A rtistSignal possui uma disputa difícil entre os participantes. Mas apesar de sua importância na valorização dos artistas e bandas independentes, o ArtistSignal não é, infelizmente, muito conhecido no Brasil, principalmente pela comunidade Heavy Metal.

“A música mudou, a forma de divulgar o trabalho mudou, então temos que buscar alternativas se quisermos que alguém conheça o nosso trabalho e, principalmente, para conseguir RECURSOS para viabilizar a arte sem depender de empregos chatos e sangue-sugas. Para ser um artista você precisa dedicar 110% de sua energia, sua atenção e é praticamente inviável se você tem emprego fixo em empresas. Portanto, é necessário que sua renda seja em um tempo flexível, você deve definir sua jornada. E é isso que eu venho fazendo muito bem”, declara Alex Voorhes.

“Não sugiro que artistas larguem seus empregos e metam o pé na estrada do nada, sem um longo e prévio planejamento e admito que isso é tarefa para poucos, muito poucos”, continua.

“Agora, pergunte para qualquer banda/artista que hoje é mais ou menos bem sucedida e tem uma carreira, e a resposta será sempre a mesma: a música é e sempre foi prioridade. Portanto, concursos como ArtistSignal são uma nova e boa alternativa, assim como iniciativas de Crowdfunding”.

Escrito por

Gustavo Pavan

Headbanger, técnico em informatica, programador e produtor de shows underground.