Acaba de sair o novo álbum DesConstruindo do Kroma, quarteto de guitarras cujo o guitarrista da banda Claustrofobia Alexandre de Orio é um dos integrantes. Também é formado por Heraldo Paarmann (ex-Ultraje a Rigor), Alexandre Spiga e Igor de Bruyn.

O quarteto tem como intuito demonstrar através de trabalhos de pesquisas interpretativas uma nova forma estética para a guitarra elétrica. O repertório é composto por uma diversidade sonora numa releitura peculiar. Em que vários elementos do universo da guitarra são apresentados de forma tão ampla que o instrumento acaba se mostrando além de seu símbolo máximo que é o Rock and Roll.

O álbum possui 14 faixas e conta com três ilustres participações: o grande guitarrista Heraldo do Monte que gravou um solo no frevo Sombrinha Colorida de sua autoria e arranjada pelo Kroma; a baterista Vera Figueiredo (Altas Horas) gravou duas músicas, uma delas o frevo citado acima e a outra é um medley com quatro temas famosos, sendo um blues (Sweet Home Chicago), um ragtime (The Entertainer) e dois baião (Baião/O Ovo), mostrando uma brincadeira entre estes gêneros; e por fim Roger Moreira (Ultraje a Rigor) gravou um solo de flauta transversal em uma versão inusitada da música Inútil do Ultraje.

Em algumas músicas o quarteto explora uma sonoridade percussiva da guitarra, demonstrando que a guitarra além de ser um instrumento harmônico e melódico também pode ser trabalhada como um instrumento percussivo.

Uma das faixas, Nóia foi composta por Alexandre de Orio e foi gravada no penúltimo álbum do Claustrofobia, o I See Red, porém agora arranjada para quatro guitarras e sobre a música é recitada a letra O Pulso de Arnaldo Antunes do Titãs. Clima musical bem propício para tal letra.

Este álbum demonstra a desconstrução da imagem da guitarra que geralmente é associada apenas ao Rock e constrói novas possibilidades sonoras do instrumento.

Vale a pena conhecer este trabalho de alto nível musical.

O álbum está à venda em grandes lojas como a Saraiva, Livraria Cultura entre outras.

Contato: anapaulaon@hotmail.com

Confira uma das faixas contidas no álbum!

 

Escrito por

Redação

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!