Liar Symphony: apresentando uma ‘solução’ aos downloads ilegais

LSBMUASEQue a indústria fonográfica vem passando por uma crise na última década não é segredo para ninguém. No Brasil, onde muitos ainda não aderiram à compra de MP3, baixar os álbuns completos de forma gratuita se tornou a prática mais comum. Os amantes do heavy metal também usam desse artifício, seja para conhecer novos grupos, para saber se aprovam o novo álbum de uma banda que já acompanham ou se vale à pena ou não o investimento no CD físico na sequência. Vamos pegar o exemplo do experiente grupo Liar Symphony que, nas vésperas do lançamento de seu quinto álbum de estúdio, mostra um outro lado dessa realidade. “Lógico que preferíamos que todos comprassem nossos CDs, mas eu sei que muita gente que vai aos nossos shows hoje e canta nossas músicas nos conheceu baixando nossos discos nesses provedores ilegais”, explica o vocalista Nuno Monteiro.

Quando as gravadoras deixam de investir nos artistas que, por sua vez, não possuem estrutura profissional para fazer uma distribuição e divulgação abrangente, o download ilegal acaba ao menos fazendo com que o trabalho da banda alcance um público que não alcançaria do modo legal. Se existe um lado positivo da pirataria digital, é esse. Entretanto, a qualidade que esses álbuns são ripados e disponibilizados ilegalmente, muitas vezes é ruim. Pensando nisso, muitos artistas resolvem disponibilizar seus próprios álbuns de graça de forma voluntária, para que a qualidade do seu trabalho não seja comprometida. “Depois de uma busca rápida na net, descobri que todos nossos discos estavam para baixar de graça em vários provedores diferentes, alguns com qualidade muito ruim. Como não podemos lutar contra isso, achamos melhor disponibilizarmos no nosso site, pois pelo menos quem baixar por lá terá a mesma qualidade do CD oficial”, diz o guitarrista Pedro Esteves. “Já que vão baixar de graça, que seja com qualidade”, acrescenta.

Fonte: ASE Press

Afirmar se o bônus dos downloads ilegais supera o ônus, é relativo. Mas uma coisa é fato: num país onde os impostos sobre produtos e serviços são superfaturados, será muito difícil as pessoas escolherem pagar por MP3, depois de tantos anos baixando as músicas de graça. “Se o cara baixa nossos CDs de graça e por acaso gosta do que ouviu, aparece num show nosso e acaba comprando o CD oficial ou uma camiseta, eu acho válido. Isso já aconteceu conosco algumas vezes”, conclui o frontman Nuno.

Prestes a colocar no mercado seu novo álbum Before the End, que já está na fábrica e será lançado pela gravadora Encore Records, o Liar Symphony disponibilizou toda sua discografia anterior na página principal de seu site oficial. Para baixar gratuitamente, e com o consentimento da banda, basta acessar www.liarsymphony.com

Fernando Custódio Moreira

Só mais um ser humano que adora Heavy Metal. Stay Metal Heavy Metal Forever.