Nos dias 29 e 30 de abril acontece, pela primeira vez em nosso país o Summer Breeze Brasil. O evento ocorrerá no Memorial da América Latina, em São Paulo, e contará com mais de quarenta atrações, tanto nacionais quanto internacionais, em diversos estilos do rock e heavy metal.

Para representar o death metal inglês, as bandas Napalm Death e Benediction foram escaladas.

Napalm Death

Com o Venom, a Inglaterra, berço do heavy metal, estava começando a ter traços de que ficaria cada vez mais extrema. Assim, vindo de Birmingham, cidade que revelou os pilares da música pesada, Black Sabbath e Judas Priest, apareceu o Napalm Death. Pronto, a partir daí o mundo tomou conhecimento de um subgênero conhecido como grindcore.

A ideia para o primeiro registro seria como um EP, gravado por Nick Bullen (vocal e baixo), Justin Broadrick (guitarra) e Mick Harris (bateria). Então, enquanto resolviam por qual selo seria lançado o material, houve a saída de Broadrick e depois de Bullen. A ideia era que a então iniciante Earache Records soltasse o material, mas Harris assumiu a responsabilidade de reestruturar o grupo. O escolhido foi Bill Steer, que depois faria história com o Carcass. Para os vocais, um velho amigo, Lee Dorian. Assim, o Lado B foi gravado e a junção dos dois registros fez surgir “Scum”.

O segundo álbum, “From Enslavement To Obliteration” (1988), deu continuidade ao estilo apresentado no “lado B” de “Scum”. Porém, Harris recrutou o baixista Shane Embury e a nova formação surpreendeu. “A banda estava ainda se formando e eu havia sido chamado para tocar guitarra no Napalm Death quando Justin (Broadrick) saiu, mas Bill Steer pegou o posto e entrei no baixo quando Jim Whitely deixou a banda. Chegamos à posição de número um na parada independente, muito pela ajuda de John Peel, que era um radialista da rádio BBC e tocava direto a ‘You Suffer’, do primeiro álbum. Em 1987, ele nos convidou para tocar no programa Peel Session, que serviu para me apresentar como novo integrante”, recordou o baixista certa vez à revista Roadie Crew.

Após a turnê, que passou até pelo Japão, Bill Steer passou a se concentrar somente com o Carcass e o vocalista Lee Dorrian montou o Cathedral. Sobrou para Mick Harris e Shane Embury escolherem os novos integrantes. “Tivemos sorte que conseguimos colocar a banda nos trilhos de novo. Eu já conhecia o Jesse Pintado, pois trocávamos fitas demo de bandas e ele estava tocando no Terrorizer com Pete Sandoval e David Vincent antes do Morbid Angel. Mitch Harris também veio para a guitarra e já era conhecido de Jesse. Ambos gostavam muito de Napalm Death e foram a escolha mais acertada”, declarou Shane.

“Throes of Joy in the Jaws of Defeatism” (2020) é o mais recente álbum que os ingleses promoverão nos palcos do “Summer Breeze”, junto aos clássicos do grindcore que seus fãs brasileiros tanto curtem. Por sinal, o Napalm Death é tão adorado que recebeu um tributo só de bandas brasileiras intitulado “Siege of Grind”. Isso diz muito…

Napalm Death se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 30 de abril, domingo, no Sun Stage.

Benediction

Com o mais recente álbum em mãos, “Scriptures”, o grupo inglês Benediction, formado atualmente por Dave Ingram (vocal), Peter Rew e Darren ‘Daz’ Brookes (guitarras), Dan Bate (baixo, Monument, ex-Omicida) e Giovanni Durst (bateria, Monument, ex-White Wizzard), segue entregando músicas com a mesma pegada que tornou o death metal um gênero proeminente na década de 90.

Criado no início de 1989 das cinzas de Stillborn, primeira formação trazia Barney Greenway (vocal), Brookes e Rew (guitarra), Paul Adams (baixo) e Ian Treacy (bateria), músicos que registraram a demo “The Dreams You Dread”, hoje um clássico no mundo do death metal. Com a ajuda de Mickey Harris (ex-Napalm Death, Scorn), a demo fez com que a banda assinasse com a Nuclear Blast. Assim, o álbum de estreia, “Subconscious Terror”, veio ao mundo e tornou o nome Benediction uma realidade na cena. Como Barney continuou a trabalhar com o Napalm Death, havia problemas de agenda com o Benediction.

O vocalista decidiu deixar o Benediction, que ficou pensando em como conseguir um substituto. Então, um encontro casual no Costermongers Pub, em Birmingham, entre Dave Ingram e Peter Rew trouxe, após diversos copos de bebida alcoólica, uma possível solução. Uma audição foi marcada para Dave, que passou com louvor. A banda recebeu um novo sopro de vida e após a integração de Ingram, que obteve êxito com as várias datas no Reino Unido ao lado de Autopsy, Paradise Lost e Bolt Thrower, começou a compor “The Grand Leveller”, lançado em 1991.

Depois de vários anos lutando no underground e uma formação estável, vieram “Transcend the Rubicon” (1993) e o não tão violento “The Dreams You Dread” (1995), culminando com o ápice em “Grind Bastard” (1998), quando passou a encabeçar os festivais pela Europa com Hypocrisy, The Kovenant e Children of Bodom, além de um show muito bem sucedido e entusiasmado no Wacken Open Air. Porém, este acabou sendo o último com Dave Ingram, que saiu por motivos pessoais. Mais uma vez estava em busca de um novo vocalista.

Após algumas audições, Dave Hunt foi aprovado e já teve seu batismo de fogo tocando em alguns festivais e, depois, estreando em estúdio com “Organised Chaos” (2001). Porém, após “Killing Music” (2008) o Benediction só voltou a lançar um álbum em 2020, com “Scriptures”, que marcou o retorno de Dave Ingram aos vocais. Isto se deu porque Dave Hunt tinha anunciado que se afastaria para terminar o seu doutorado. Assim, com a sua bênção, os músicos decidiram seguir em frente. Bastava apenas um telefonema. “Quando Daz me ligou, foi totalmente inesperado. Conversamos um pouco e então ele me perguntou se eu estaria interessado em um retorno. Assim que ele disse não houve hesitação, eu estava dentro”, conclui Dave Ingram.

Benediction se apresentará no Summer Breeze Brasil dia 29 de abril, sábado, no Ice Stage.

Ingressos à venda na plataforma Ticket 360 pelo link: https://www.ticket360.com.br/summerbreeze

Ponto Físico de venda sem taxa de conveniência – Bilheteria Ticket360
Avenida Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-100

Para mais pontos de venda físico (com taxa de conveniência) – www.ticket360.com.br

Mais informações sobre o festival em https://summerbreezebrasil.com/

Summer Breeze Brasil: line-up e informações