Capa de "The Year the Sun Died", álbum que marca a volta do Sanctuary
Capa de “The Year the Sun Died”, álbum que marca a volta do Sanctuary

O reativado Sanctuary lançará o seu álbum de retorno, The Year the Sun Died, em 6 de outubro na Europa e dia 14 do mesmo mês na América do Norte, pela Century Media. Gravado em Seattle, no Soundhouse Studios, com o produtor Chris “Zeuss” Harris (Soulfly, Shadows Fall, Hatebreed, Municipal Waste), o disco terá um total de 11 faixas.

Haverá um edição deluxe, disponível exclusivamente na CM Distro nos Estados Unidos, que vai trazer um cover para “Waiting for the Sun”, clássico do The Doors, como bônus. A versão em vinil incluirá um CD com a mesma música adicional. A arte da capa foi criada por Travis Smith (Opeth, Nevermore).

Em 2010, quatro dos membros fundadores do Sanctuary – o vocalista Warrel Dane, o baixista Jim Sheppard (que após a separação do grupo, em 1992, formariam o Nevermore), o guitarrista Lenny Rutledge e o baterista Dave Budbill – decidiram se juntar para alguns shows. A resposta positiva e a química no palco fizeram a banda mudar de ideia e também trabalhar em um novo disco. Para completar o line-up, o guitarrista Brad Hull (Forced Entry) assume a vaga de Sean Blosi.

The Year the Sun Died terá a seguinte track list:

01. Arise and Purify
02. Let the Serpent Follow Me
03. Exitium (Anthem of the Living)
04. Question Existence Fading
05. I Am Low
06. Frozen
07. One Final Day (Sworn to Believe)
08. The World Is Wired
09. The Dying Age
10. Ad Vitam Aeternam
11. The Year the Sun Died

Fonte Blabbermouth